A FAPES adota um processo de investimentos estruturado para buscar resultados consistentes no longo prazo. Definimos uma filosofia de gestão, o Conselho Deliberativo estabelece o mandato da equipe de investimentos e, a partir disso, é traçada a estratégia de execução.
A FAPES adota uma filosofia de investimentos pautada por princípios, diretrizes e valores que orientam a gestão dos recursos dos planos de benefícios. Essa abordagem busca assegurar a sustentabilidade de longo prazo, otimizar o desempenho das carteiras e priorizar investimentos com fundamentos sólidos. Todo o processo é conduzido em conformidade com as melhores práticas de governança e alinhado ao mandato estabelecido pelo Conselho Deliberativo.
Saiba mais
Um mandato claro e conciso é fundamental para orientar estrategicamente a atuação da equipe de investimentos, diferenciando o papel estratégico do Conselho Deliberativo e o papel executivo da gestão. Esse mandato contempla a definição da Carteira de Referência e dos Limites de Risco, elementos que norteiam a atuação da gestão e asseguram o alinhamento com os objetivos dos Planos.
Saiba mais
Com base nas Políticas de Investimentos, a Diretoria de Investimentos (DIRIN) busca otimizar os resultados ajustando a exposição aos principais fatores de risco conforme conjuntura dos mercados e diversificando em outras classes de ativos, a fim de capturar retorno excedente em comparação com um índice de referência e reduzir o risco da carteira.
Saiba mais
Na fase final do processo de investimentos, são avaliados os resultados das estratégias adotadas, controladas as exposições aos riscos e monitorado o desempenho das carteiras dos Planos.
Saiba mais
