Com uma equipe própria e multidisciplinar de médicos e enfermeiros, o Programa identifica riscos de saúde e oferece um cuidado completo e personalizado para você e seus dependentes.
O Programa Saúde da Família é pautado no conceito de Atenção Primária à Saúde, com objetivo de cuidar das pessoas visando a promoção da saúde e prevenção de doenças, agravos, sequelas ou óbitos.
Estes casos vão desde as mais diversas ações de promoção da saúde como estímulo à atividade física e cuidados com a saúde bucal até o tratamento de doenças agudas e infecciosas, controle dos casos crônicos abordando os cuidados paliativos e de reabilitação.
A equipe é composta por médicos e enfermeiros que podem ser acionados em caso de intercorrência clínica ou alguma necessidade social, fortalecendo a relação da equipe com o paciente e familiares dependentes.
Confira como iniciar seu acompanhamento:
Cada beneficiário, seja ele ativo, assistido ou dependente, terá o seu médico generalista de referência. Além do médico, haverá um enfermeiro referência para as famílias, com o objetivo de criar vínculo de confiança com os beneficiários e oferecer atendimento seguro e qualificado.
A adesão e os atendimentos são gratuitos. Basta marcar sua primeira consulta com seu médico generalista. A partir do primeiro contato, cria-se o vínculo que possibilita um acesso facilitado/aberto ao médico para dúvidas e orientações, o que evita idas desnecessárias às emergências.
A FAPES tem uma Equipe Clínica de médicos assistentes, própria e sem custos, para acompanhar os pacientes internados pelas emergências da rede credenciada ou de forma eletiva para cirurgias. Todas as vezes em que um beneficiário precisa ser internado, o hospital entra em contato com a FAPES que aciona a equipe clínica.
Ao longo da internação e ao sair de alta hospitalar, o médico da Equipe Clínica que acompanha o paciente já orienta o beneficiário sobre quem será o seu médico generalista. Importante salientar que, desde janeiro de 2019, todos os hospitais da rede credenciada já oferecem todas as especialidades médicas com cobrança em conta hospitalar, ou seja, o beneficiário não precisa mais pagar o médico particular.
Os beneficiários FAPES contam com a assistência domiciliar para pacientes adultos e pediátricos com doenças crônicas ou psiquiátricas. A ideia é ficar no hospital apenas o tempo realmente necessário buscando minimizar riscos inerentes a uma internação hospitalar prolongada.
Pacientes acima de 70 anos e/ou portadores de doenças crônicas com impossibilidade funcional de acesso à rede credenciada e que necessite de cuidados de terceiros, recebem visita médica e de enfermagem em domicílio, além de serem monitorados pela equipe da FAPES.
Para residência: destinado a dar suporte às necessidades individualizadas dos pacientes na transição do hospital para residência, com a segurança da manutenção da assistência.
Para Hospital de Transição Placi: quando o paciente precisa de cuidado intensivo e prolongado e/ou reabilitação, com a mesma segurança de um hospital geral mas num ambiente muito mais acolhedor.