Responsabilidade de cada unidade de governança, conforme o mandato da área de investimentos da Fundação.
Responsável pelos principais pontos da estratégia da gestão de investimentos. Ele é formado por seis membros, sendo três indicados pelos patrocinadores e três eleitos pelos participantes ativos e assistidos.
Órgão de controle interno dos atos e operações da FAPES, verificando a observância da legislação e das demais normas aplicáveis à entidade. É constituído de quatro membros, sendo dois indicados pelos patrocinadores e dois eleitos pelos participantes ativos e assistidos.
Órgão de administração da Fundação, responsável pela gestão de seus recursos de acordo com o Estatuto e demais normativos, e com as diretrizes e deliberações do Conselho Deliberativo.
Órgão colegiado, vinculado diretamente ao Conselho Deliberativo - CD, de caráter permanente e consultivo, tendo por finalidade, dentre outras atribuições, acompanhar e questionar a gestão de todos os investimentos, assim como analisar e recomendar os investimentos e desinvestimentos da FAPES, prestando assessoramento ao Conselho Deliberativo - CD nas decisões relativas aos investimentos dos recursos garantidores. Assessorar a Diretoria Executiva nas matérias relacionadas à seleção de gestores de fundos de investimentos.
Grupo que assessora o Diretor de Investimentos na gestão dos recursos dos planos administrados pela Fundação, embora não integre a estrutura formal da FAPES. Atua na análise de propostas de investimentos, considerando todas as diretrizes e metas estabelecidas nas Políticas de Investimentos e nos respectivos instrumentos de planejamento da entidade, observadas as normas legais e regulamentares aplicáveis.
Membro da Diretoria Executiva da FAPES responsável pela gestão dos investimentos da Fundação.
Responsável por avaliar, propor e monitorar os investimentos em ativos líquidos, tais quais: títulos públicos federais; ações e fundos de ações; fundos multimercados; fundos de renda fixa; ativos e fundos de investimentos no Exterior, e derivativos.
Responsável por avaliar, propor e monitorar os investimentos em crédito privado, imóveis e private equity (Fundos de investimento em participações - FIPs).
Responsável por avaliar, propor e monitorar as estratégias de investimentos dos planos de contribuição definida, elaborar as Políticas de Investimentos, bem como apurar e comunicar aos diversos públicos a performance dos investimentos dos planos de benefícios.
Responsável por avaliar e monitorar os cenários macroeconômicos, políticos e financeiros e projetar variáveis e cenários com objetivo de gerar insumos para adoção de estratégias de investimentos e desinvestimentos pela Diretoria de Investimentos - DIRIN, bem como coordenar a elaboração dos estudos de gerenciamento de ativos e passivos dos planos.
Uma parcela da gestão do portfólio de investimentos da FAPES pode ser feita por gestores externos. Acesse o Raio X dos Investimentos, no Portal de Serviços da FAPES e conheça os atuais gestores externos contratados pela Fundação.
Tem por finalidade, dentre outras atribuições, assessorar, no que couber, a Diretoria Executiva - DIREX, por intermédio do Diretor responsável pelo gerenciamento de riscos (Chief Risk Officer - CRO), no que diz respeito as decisões relacionadas aos riscos no âmbito da FAPES, monitorar, revisar políticas e auxiliar na definição da filosofia geral da Fundação de gestão e de estabelecimento de limites de exposição a riscos.
Responsável por coordenar, com autonomia, independência e viés preventivo ação interna contínua que apoie as decisões estratégicas, visando a conformidade com as leis e normas internas e externas, a eficácia, a transparência e a responsabilidade na condução dos negócios, buscando a mitigação dos riscos corporativos, através do monitoramento dos riscos e controles internos.
A apuração de risco de mercado, crédito e liquidez é realizada pela Aditus, prestador de serviços contratado pela FAPES.