Como guiamos a gestão de investimentos dos Planos

A FAPES adota uma filosofia de investimentos pautada por princípios, diretrizes e valores que orientam a gestão dos recursos dos planos de benefícios. Essa abordagem busca assegurar a sustentabilidade de longo prazo, otimizar o desempenho das carteiras e priorizar investimentos com fundamentos sólidos. Todo o processo é conduzido em conformidade com as melhores práticas de governança e alinhado ao mandato estabelecido pelo Conselho Deliberativo.

Princípios da Gestão de Investimentos

Foco e Disciplina

A gestão de investimentos é guiada por processos e políticas com o objetivo de maximizar o retorno ajustado ao risco de cada carteira, assegurando que os participantes recebam os benefícios esperados, de acordo com a modalidade de cada plano de benefício.

Diversificação

A gestão da FAPES busca otimizar o resultado do portfólio, alocando recursos, sempre que possível, em diversas classes de ativos e gestores de recursos, de forma a buscar uma combinação de estratégias que se complementam e potencializam o retorno esperado ajustado ao risco de cada carteira.

Gestão Ativa

Acreditamos que a gestão ativa gera valor no longo prazo. A FAPES deve gerenciar ativamente seu portfólio, buscando capturar assimetrias de mercado e ciclos econômicos, sempre que possível, de forma a maximizar o retorno da sua carteira de investimentos.

Eficiência

A construção das carteiras observa cuidadosamente os retornos, riscos e custos envolvidos na implementação das estratégias de investimento, sob gestão interna e externa.

Longo Prazo

A FAPES deve aproveitar as vantagens decorrentes de investir seus recursos com um horizonte de longo prazo, capturando janelas de oportunidades em momentos de turbulência de mercado e valendo-se de prêmios relacionados ao investimento em ativos ilíquidos, que possam oferecer alternativas favoráveis em termos de risco x retorno.

Transparência e Prestação de Contas

A FAPES se compromete a fornecer informações acessíveis e detalhadas sobre seus investimentos aos participantes, incluindo os critérios de avaliação dos impactos ambientais, sociais e de governança.

Governança

É assegurada por um conjunto de colegiados, que aprovam, executam e fiscalizam as diretrizes da Fundação, além de normativos e políticas internas alinhadas às melhores práticas de governança corporativa.

Investimento Responsável

Na gestão de recursos, a escolha dos ativos deve priorizar, de maneira geral, aqueles que apresentam o melhor retorno dado o nível de risco tolerado pelas carteiras de cada Plano. Em relação aos aspectos ASG, devem ser observados tanto na seleção quanto no monitoramento de gestores e fundos de investimentos.

Saiba mais sobre os cuidados
do seu patrimônio

Endereço copiado