SAÚDE

Cuidados com o seu plano de saúde

Na FAPES, você está no centro do cuidado. Aqui você encontrará dicas e orientações sobre como usar seu plano da melhor forma.

Confira como usar seu plano com segurança e responsabilidade

Cada dica foi pensada para te ajudar a identificar situações que coloquem em risco seus direitos e a qualidade do atendimento.

Consulte as orientações sempre que precisar e, ao identificar que algo não parece certo, exija esclarecimentos – afinal, cuidar do seu plano é também zelar pela sua saúde.

Pediram emprestada a sua carteirinha?

A carteira do plano é um documento e deve ser utilizada exclusivamente por você, junto à sua identidade. A utilização por terceiros caracteriza uso indevido, sujeito a penalidades.

Pediram para você assinar guia médica em branco ou várias linhas em uma única sessão?

A cada sessão de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional ou outras terapias, confira se o procedimento descrito condiz com o realizado e assine apenas uma linha da guia de atendimento. Assinar várias linhas de uma vez pode gerar faturamento indevido, sujeito a penalidades.

Pediram para você assinar um procedimento que você não entendeu?

Você deve sempre conhecer e aceitar cada procedimento listado em código ou descrito na guia de atendimento, seja do dentista ou outro profissional de saúde. Assinar sem saber pode gerar faturamento indevido, sujeito a penalidades.

Ofereceram para dividir o recibo de saúde para aumentar o reembolso?

O recibo da despesa com saúde fora da rede credenciada dos planos da FAPES deve conter o gasto total. Solicitar que o valor de uma consulta ou procedimento seja dividido em dois ou mais recibos, para aumentar o reembolso, é indevido e sujeito a penalidades.

Pediram para assinar procedimentos de saúde não realizados?

Assinar por serviços não realizados pelo profissional de saúde, como forma de melhorar a remuneração dele, é indevido e sujeito a penalidades.

Conferiu os serviços médicos e odontológicos que você utilizou?

Todos os serviços do plano que você utiliza são listados no Relatório de Benefício Processado, disponível no Portal de Serviços para sua conferência. Se encontrar qualquer divergência, informe à FAPES para que seja corrigida uma eventual cobrança indevida.

Entregaram uma guia médica em branco para você assinar?

No consultório, laboratório ou no hospital, é obrigatório que os serviços prestados estejam descritos corretamente e que você compreenda e aceite cada procedimento lançado. Isso evita cobranças indevidas, que estão sujeitas a penalidades.

Negaram informações sobre os procedimentos cobrados?

É seu direito ser informado e estar de acordo com todos os procedimentos que estejam lançados em sua guia médica. Antes de assinar, peça explicações e certifique-se de que não há cobranças indevidas, que prejudicam a sustentabilidade do plano.

Percebeu algum comportamento indevido de credenciado da FAPES?

Caso algum profissional ou serviço credenciado apresente condutas irregulares, inclusive com relação a cobranças, não deixe de comunicar à FAPES. Como beneficiário, você pode ajudar a fiscalizar e assim contribuir para a sustentabilidade do plano.

Atualizou seus dados e dos seus dependentes?

De acordo com os regulamentos dos planos da FAPES (PAS e Novo PAS), é obrigatório que você informe à Fundação qualquer alteração relacionada aos seus dependentes dentro de 30 dias após a ocorrência. Além disso, a participação no recadastramento anual é fundamental para evitar a suspensão dos benefícios do plano.