Na FAPES, você está no centro do cuidado. Aqui você encontrará dicas e orientações sobre como usar seu plano da melhor forma.
Cada dica foi pensada para te ajudar a identificar situações que coloquem em risco seus direitos e a qualidade do atendimento.
Consulte as orientações sempre que precisar e, ao identificar que algo não parece certo, exija esclarecimentos – afinal, cuidar do seu plano é também zelar pela sua saúde.
A carteira do plano é um documento e deve ser utilizada exclusivamente por você, junto à sua identidade. A utilização por terceiros caracteriza uso indevido, sujeito a penalidades.
A cada sessão de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional ou outras terapias, confira se o procedimento descrito condiz com o realizado e assine apenas uma linha da guia de atendimento. Assinar várias linhas de uma vez pode gerar faturamento indevido, sujeito a penalidades.
Você deve sempre conhecer e aceitar cada procedimento listado em código ou descrito na guia de atendimento, seja do dentista ou outro profissional de saúde. Assinar sem saber pode gerar faturamento indevido, sujeito a penalidades.
O recibo da despesa com saúde fora da rede credenciada dos planos da FAPES deve conter o gasto total. Solicitar que o valor de uma consulta ou procedimento seja dividido em dois ou mais recibos, para aumentar o reembolso, é indevido e sujeito a penalidades.
Assinar por serviços não realizados pelo profissional de saúde, como forma de melhorar a remuneração dele, é indevido e sujeito a penalidades.
Todos os serviços do plano que você utiliza são listados no Relatório de Benefício Processado, disponível no Portal de Serviços para sua conferência. Se encontrar qualquer divergência, informe à FAPES para que seja corrigida uma eventual cobrança indevida.
No consultório, laboratório ou no hospital, é obrigatório que os serviços prestados estejam descritos corretamente e que você compreenda e aceite cada procedimento lançado. Isso evita cobranças indevidas, que estão sujeitas a penalidades.
É seu direito ser informado e estar de acordo com todos os procedimentos que estejam lançados em sua guia médica. Antes de assinar, peça explicações e certifique-se de que não há cobranças indevidas, que prejudicam a sustentabilidade do plano.
Caso algum profissional ou serviço credenciado apresente condutas irregulares, inclusive com relação a cobranças, não deixe de comunicar à FAPES. Como beneficiário, você pode ajudar a fiscalizar e assim contribuir para a sustentabilidade do plano.
De acordo com os regulamentos dos planos da FAPES (PAS e Novo PAS), é obrigatório que você informe à Fundação qualquer alteração relacionada aos seus dependentes dentro de 30 dias após a ocorrência. Além disso, a participação no recadastramento anual é fundamental para evitar a suspensão dos benefícios do plano.