Ao longo de meio século, a FAPES construiu mais do que uma trajetória — construiu um legado. Desde 3 de dezembro de 1974, nasceu para garantir segurança e bem-estar aos colaboradores do BNDES e seus familiares. Mas foi além: tornou-se uma referência em previdência e saúde, sempre com compromisso, solidez e humanidade.
Nossos números impressionam, mas são as histórias que nos definem. São cinco décadas de escuta ativa e acolhimento genuíno, criando laços sólidos com cada participante e beneficiário. Ouvimos, compreendemos e evoluímos juntos, porque cuidar não é somente oferecer serviços — é entender necessidades, fortalecer vínculos e construir relações de confiança.
Com um olhar sempre atento ao futuro, tomamos decisões que refletem nosso compromisso de garantir qualidade de vida hoje e tranquilidade para o amanhã. A transparência e o diálogo são nossos alicerces, pois sabemos que a segurança nasce da informação clara e da credibilidade conquistada dia após dia.
E assim seguimos, fiéis à nossa essência, mas sempre abertos à transformação. Porque essa história não termina aqui. Ela continua crescendo, inovando e, acima de tudo, cuidando. Sempre com você.
FAPES 50 anos. Você faz parte desta história!
Confira a série de vídeos sobre o cinquentenário da Fundação.
30, abril 2025
FAPES 50 Anos - Episódio 04
16, janeiro 2025
FAPES 50 Anos - Episódio 03
26, dezembro 2024
FAPES 50 Anos - Episódio 02
05, dezembro 2024
FAPES 50 Anos - Episódio 01
03, dezembro 2024
FAPES 50 Anos - Você faz parte desta história!
Transparência
Mais que números: vidas, histórias e sonhos
A FAPES conta com 5.403 participantes em seus quatro planos: PBB, PBCD, FAPES Futuro e FAPES Família. Nosso maior plano, o PBB, possui índice de adesão de 96,30%.
2.924
Participantes ativos
2.308
Assistidos
89
Autopatrocinados
82
Vinculados
Dados referentes a 21/10/2025
Missão, visão e valores
Alguns pilares que nos guiam
Missão
Promover o bem-estar de hoje e de amanhã para os nossos participantes e beneficiários, por meio de soluções e experiências de previdência e de saúde.
Visão
Ser reconhecida por seus stakeholders pela excelência na gestão sustentável de previdência e saúde.
Valores
Ética
Respeito às Pessoas
Foco no resultado
Transparência
Excelência
Documentos Institucionais
Relatórios Integrados, Balancetes, Demonstrações e demais documentos institucionais da FAPES
A governança da FAPES é pautada pelos princípios de transparência, conformidade legal, equidade e prestação de contas, garantindo a integridade e eficiência na gestão dos recursos de forma transparente. Como Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), segue as diretrizes do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e é fiscalizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Além disso, atua como operadora de autogestão em saúde, atendendo as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Administração
Estrutura para uma gestão transparente
A tomada de decisão na FAPES é realizada pelos órgãos estatutários, com diretrizes definidas pelo Conselho Deliberativo, supervisão do Conselho Fiscal no que compete à gestão financeira e contábil, e efetivação das ações pela Diretoria Executiva.
Presidente
Patricia da Silva Barros
Suplentes: Felipe Carneiro Calheiros e Guilherme Garcia de Freitas
Conselho Deliberativo
Responsável pela definição da política de administração da entidade e de seus planos de benefícios, além de aprovar o orçamento anual e os planos de aplicação do patrimônio. É composto por seis membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo três indicados pelos patrocinadores e três eleitos pelos participantes ativos e assistidos.
Suplente: Leonardo de Albuquerque Scarlato e Letícia Magno Ribeiro
Ricardo Luiz de Souza Ramos
Suplente: Luiz Ferreira Xavier Borges
Rodrigo Melo e Silva de Oliveira e Cruz
Rafael Caminha Marchesini
Suplentes: Luiz Raul Delgado de Andrade e Leonardo Botelho Ferreira
Presidente
Marcelo Machado Nascimento
Conselho Fiscal
Órgão de controle interno dos atos e operações da FAPES, verificando a observância da legislação e das demais normas aplicáveis à entidade. É constituído de quatro membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo dois indicados pelos patrocinadores e dois eleitos pelos participantes ativos e assistidos.
Suplentes: Fabio Gomes de Medeiros e Helio Pires da Silveira
Leonardo Moreira dos Santos Tavares
Suplente: Paula C. Maia Vasconcelos Rodrigues
Caio Britto de Azevedo
Suplente: Frederico Rezende Silva
Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva é o órgão de administração da Fundação, responsável pela gestão de seus recursos de acordo com o Estatuto e demais normativos, e com as diretrizes e deliberações do Conselho Deliberativo.
Grupo criado por decisão da FAPES em 2018 com atribuições relacionadas à adoção de medidas que assegurem a conformidade da atuação com relação à legislação em vigor, além de normas internas ou externas. Promove a cultura de integridade na organização, visando mitigar riscos.
Todos os membros do comitê foram designados pela Diretoria Executiva da FAPES.
Gerente Executivo de Governança Corporativa e Compliance
Glaucio Bueno Lima
Gerente Executivo de Pessoas, Administração e Riscos
Adolfo Henrique Coutinho e S.
Coordenador
Comitê de Auditoria
Revisa, informa eventuais divergências e opina sobre as demonstrações contábeis da FAPES, podendo recomendar ao Conselho Deliberativo a contratação ou destituição da auditoria independente. Está em atividade desde 2018, seguindo a Resolução CNPC nº 27/2017 e Instrução Normativa PREVIC/DICOL nº 03/2018.
Coordenador e Conselheiro do Conselho Deliberativo
Comitê de Assessoramento para Investimentos
Criado pela FAPES em 2019, com caráter consultivo, apoia a alta administração nas tomadas de decisão relativas às alocações dos recursos garantidores, por meio de estudos e análises do cenário econômico e do mercado financeiro.
Diretor responsável pelo gerenciamento de riscos, designado pelo Conselho Deliberativo e conforme Política de Gestão Integrada de Riscos
Comitê de Gestão de Riscos
Auxilia a Diretoria Executiva na definição da filosofia geral da FAPES de gestão e de estabelecimento de limites de exposição a riscos operacionais e financeiros (crédito, mercado e liquidez). Foi criado em 2019, em atendimento à Resolução CMN 4.661/2018 e à Instrução Normativa PREVIC nº 06/2018.
Gerente Executivo de Governança Corporativa e Compliance
Glaucio Bueno Lima
Gerente Executivo de Pessoas, Administração e Riscos
Rodrigo Uchôa
Gerente Executivo de Atuária
Acácio Torres da Silva
Gerente Executivo de Controladoria
COORDENADORA
Karla Alfradique
Gerente Executiva Jurídica e DPO (encarregado pelo tratamento de dados da Fundação)
Comitê de Proteção de Dados
Criado, em conformidade com a Lei 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), este comitê possui caráter tático-operacional e tem como objetivo avaliar ou propor políticas e procedimentos de tratamento de dados pessoais, bem como tratar casos omissos ou de exceção em políticas ou procedimentos.
01 membro designado pela Gerência Executiva Jurídica
Fábio Augusto dos Santos
Gerente Executivo de Tecnologia da Informação
Glaucio Bueno Lima
Gerente Executivo de Pessoas, Administração e Riscos
Glaucio Bueno Lima
Gerente Executivo de Pessoas, Administração e Riscos
Comitê de Sustentabilidade
O Comitê de Sustentabilidade foi criado em dezembro de 2021 com a finalidade de assessorar a Diretoria Executiva da FAPES na governança e gestão da Fundação, no desempenho das atribuições relacionadas ao fomento de estratégias de sustentabilidade, incluindo o estabelecimento de diretrizes e ações corporativas e conciliando as questões de desenvolvimento econômico com as de responsabilidade social, ambiental, governança e Integridade, sob a ótica de riscos ou oportunidades.
Gerente Executiva de Estratégias Macroeconômicas e Macroalocação
Gestão de Riscos
Integração e Prevenção
Na FAPES, a gestão de riscos é conduzida com a mais alta responsabilidade, refletindo o compromisso contínuo com a conformidade, a transparência e, acima de tudo, o cuidado. Por meio de um monitoramento rigoroso e proativo, garantimos que todas as operações estejam sempre em conformidade com as legislações vigentes, preservando a integridade das nossas ações e reforçando a confiança de nossos participantes e beneficiários.
Trabalhe Conosco
Quer fazer parte da #NossaEquipe? Veja as oportunidades disponíveis!
Jason Nogueira é Diretor Superintendente da FAPES desde maio de 2025, onde conduz as operações da entidade e representa a Fundação perante os Conselhos Deliberativo e Fiscal, órgãos fiscalizadores e reguladores e associações do segmento. Ele possui 21 anos de experiência no BNDES, nas áreas de gestão financeira, tesouraria, cobrança, concessões e PPPs e Recursos Humanos, incluindo 12 anos em cargos executivos, com participação em projetos estratégicos, como a adesão ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e o credenciamento do Banco como dealer do Banco Central.
Na FAPES, Jason Nogueira construiu uma trajetória sólida ao longo de 10 anos no Conselho Deliberativo, tendo sido Conselheiro Suplente por oito anos e, desde 2023, exercia a função de Conselheiro Titular. Sua trajetória também inclui atuação no Comitê de Assessoramento de Investimentos (COMAI) da Fundação. Ele é graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e possui mestrado em Economia e Finanças pelo IBMEC-RJ, MBA Executivo em Finanças pela COPPEAD/UFRJ e MBA em Concessões e PPP pela FESPSP.
Leonardo Mandelblatt
Diretor de Investimentos
Leonardo Mandelblatt foi nomeado em agosto de 2022 para a Diretoria de Investimentos da FAPES. Possui experiência mais de 20 anos em atividades relacionadas ao mercado de capitais e gestão de grandes portfólios de investidores institucionais. Antes da FAPES, trabalhou por 13 anos no BNDES. Já atuou de forma ativa na concepção e estruturação de modalidades diversas de operações de mercado, tais como: M&A, Follow-On, RE-IPO, Instrumentos Híbridos, OPA, Oferta Privada e leilões de privatização. As transações efetivadas com sua participação envolveram valores superiores a R$ 80 bilhões. Também já atuou como gestor de fundos de Renda Fixa e Variável, gestor de Acordo de Acionistas, Conselheiro de Administração e membro de Comitês de assessoramento de Companhias Listadas.
Marcelo Alves
Diretor de Seguridade
Marcelo Alves foi nomeado para a Diretoria de Seguridade da FAPES em julho de 2022. Possui 18 anos de experiência no BNDES, tendo exercido os cargos de Assessor de Diretoria, Chefe da Representação do BNDES para a América Latina, Chefe Departamento de Internacionalização de Empresas, Chefe Departamento de Financiamento à Exportação de Bens de Capital e Chefe Departamento de Financiamento ao Comércio Exterior. É formado em Engenharia pelo ITA, com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC, mestrado em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Programa de Alta Direção pela Universidade de Montevidéu.
Governança
Gestão responsável e transparente
A governança da FAPES é pautada pelos princípios de transparência, conformidade legal, equidade e prestação de contas, garantindo a integridade e eficiência na gestão dos recursos de forma transparente. Como Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), segue as diretrizes do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e é fiscalizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Além disso, atua como operadora de autogestão em saúde, atendendo as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A estrutura de governança da Fundação conta com mecanismos robustos de normas, processos, alçadas e controles internos, visando a mitigação de riscos e promovendo um ambiente saudável para a Fundação e demais partes interessadas. Com uma governança sólida e orientada para o futuro, a FAPES busca proteger os interesses de seus participantes e beneficiários, assegurando a perenidade de suas ações e fortalecendo a confiança de todos os públicos com os quais se relaciona.
A nossa governança corporativa possui uma estrutura robusta, com colegiados e comitês de assessoramento, regidos por normativos que seguem as melhores práticas do mercado, perseguindo o aprimoramento contínuo das nossas práticas. Comprometida com as melhores práticas, a FAPES aderiu ao Código de Autorregulação em Governança Corporativa, estabelecido pela Abrapp, Sindapp e ICSS, reforçando seu compromisso com a ética e a sustentabilidade. Além disso, mantém processos contínuos de aprimoramento, alinhados às exigências regulatórias e às melhores práticas do mercado.
No que se refere à gestão de investimentos, adota procedimentos alinhados com a Intrag DTVM, Administrador Fiduciário, e conta com o Itaú-Unibanco S.A. como custodiante dos ativos.
Gestão de Riscos
Integração e Prevenção
Na FAPES, a gestão de riscos é conduzida com a mais alta responsabilidade, refletindo o compromisso contínuo com a conformidade, a transparência e, acima de tudo, o cuidado. Por meio de um monitoramento rigoroso e proativo, garantimos que todas as operações estejam sempre em conformidade com as legislações vigentes, preservando a integridade das nossas ações e reforçando a confiança de nossos participantes e beneficiários.
Nosso trabalho não se limita ao cumprimento das normas regulatórias. Vamos além, antecipando e identificando riscos antes que se tornem desafios, adotando práticas preventivas que permitem ações ágeis e assertivas. A atualização constante das exigências legais é comunicada de forma clara e integrada, assegurando que cada área da Fundação esteja alinhada e pronta para atuar com excelência.
Esse esforço integrado e antecipatório nos permite não apenas atender às expectativas de nossos públicos, mas superá-las, gerando um impacto duradouro. Nosso compromisso com a prevenção é, portanto, uma extensão dos pilares que nos sustentam.
Para nós, a gestão de riscos não é apenas uma prática operacional, mas uma maneira de reforçar nossa missão de ser uma parceira confiável, que escuta, acolhe, integra e cuida, contribuindo para a construção de um futuro tranquilo e seguro para todos os nossos participantes e beneficiários.