A Carteira de Referência é uma carteira de investimentos que pode ser reproduzida de forma passiva e simples, por meio da aquisição de ativos que repliquem a composição dos seus índices, tais como: CDI, IMA-B, IFIX, Ibovespa e S&P500 em reais.
Além de ser de fácil implementação, é também uma carteira de baixo custo, que não envolve o pagamento de taxas de administração elevadas. É estruturada levando em consideração os objetivos de cada Plano, com base em parâmetros de risco definidos em conjunto com o Conselho Deliberativo e, dessa forma, representando indiretamente o apetite ao risco do participante. Por reunir essas características, a Carteira de Referência configura-se como verdadeiro benchmark da gestão de investimentos, servindo como instrumento para a avaliação de sua performance.
A Carteira de Referência é mais do que um benchmark, é um norteador de longo prazo
A Carteira de Referência é uma alternativa estratégica efetivamente disponível ao Conselho Deliberativo, que poderia escolher entre investir na Carteira de Referência ou – como atualmente ocorre - atribuir um mandato a ser superado pela equipe de gestão. No Plano Básico de Benefícios (PBB), o objetivo precípuo é a sustentabilidade do plano e sua solvência, de forma que em momentos específicos é possível que se promova descasamentos em relação ao benchmark.
Além disso, a Carteira de Referência possibilita uma avaliação objetiva da relação custo-benefício da gestão ativa. O valor agregado pela equipe de gestão deve ser superior aos seus custos operacionais, sendo mensurado pela comparação entre a performance liquida dos investimentos e a performance da própria Carteira de Referência.
Outro diferencial importante está na governança claramente estruturada. Cabe ao Conselho Deliberativo definir a Carteira de Referência, enquanto a Diretoria de Investimentos tem o papel de buscar retornos superiores aos da carteira, líquidos de custos, respeitando os limites de risco estabelecidos. Essa divisão de responsabilidades fortalece a governança institucional da FAPES, favorece a transparência e permite uma prestação de contas mais clara e eficaz aos participantes e ao patrocinador.