SAÚDE

Procedimentos e Coberturas

Veja como realizar procedimentos sujeitos à autorização prévia e saiba mais sobre o reembolso de despesas. A correta utilização dos planos da FAPES conta com um aliado muito importante: você!

Autorização de Procedimentos

Internações, tratamentos e alguns exames realizados em profissionais de sua livre escolha estão sujeitos à autorização prévia da FAPES.

As autorizações são concedidas em até dois dias úteis, desde que a documentação esteja completa. No caso de internações eletivas com necessidade de uso de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), a solicitação deve ser feita com, no mínimo, dez dias de antecedência.

Na Rede Credenciada, o beneficiário titular deverá dirigir-se ao prestador, que fará a avaliação e solicitação direta no sistema. Em caso de internação, o médico solicitante deverá encaminhar o pedido da internação para o hospital.

Não haverá reembolso de despesas com serviços que necessitam de autorização prévia e foram realizados sem autorização da Fundação. Essa restrição também se aplica aos procedimentos que necessitam de perícia médica ou de auditoria odontológica prévia para a sua realização.

Nas internações em caráter de urgência, é dispensada a autorização prévia.

Como solicitar uma autorização?

Na livre escolha, o beneficiário titular deverá solicitar a autorização através do Portal de Serviços da FAPES, para os procedimentos listados a seguir:

Portal de Serviços FAPES

No Portal de Serviços o beneficiário pode solicitar um reembolso ou autorização, consultar o andamento dos seus pedidos, requerer a inclusão de dependentes no seu plano de saúde, entre outras funcionalidades.

Acesse o Portal de Serviços

Reembolso de Despesas

Os beneficiários podem recorrer ao atendimento de profissionais e instituições não credenciados nos planos da FAPES, responsabilizando-se pelo pagamento integral das despesas e recebendo o reembolso posteriormente, observados os limites regulamentares.

Acesse o Portal de Serviços da FAPES para solicitar seu reembolso.

Confira algumas dicas sobre reembolso

13, janeiro 2023

Conheça o cálculo e os valores máximos para reembolsos do PAS

21, março 2023

10 dicas para acertar ao pedir seu reembolso de despesas de saúde

Limites de
reembolso

Consulte a tabela com os limites de reembolso a nível ambulatorial.

Válidos para o ano FAPES com vigência 10/2025 a 09/2026.

Ver tabela

Atenção ao apresentar comprovantes de despesas

Os recibos, que devem estar em papel timbrado ou carimbado, ou as notas fiscais devem ter sido emitidos há, no máximo, 12 meses, não podem ter rasuras e devem conter TODAS as informações listadas a seguir:

  • Nome completo do prestador
  • CPF ou CNPJ do prestador
  • Assinatura e carimbo do profissional
  • Órgão de classe e número do profissional
  • Endereço completo do prestador de serviços (com logradouro, bairro, CEP, estado, município e telefone)
  • Data do recibo
  • Data dos atendimentos
  • Valor pago - numérico e por extenso
  • Nome de quem efetuou o pagamento
  • Nome do beneficiário atendido
  • Discriminação detalhada dos serviços prestados, com os valores separados
Ao solicitar o reembolso de procedimentos que exijam autorização prévia, envie a autorização da FAPES junto com os comprovantes de despesas.

Cálculo de estimativa de reembolso

Antes de realizar um serviço de assistência à saúde, você pode solicitar o cálculo prévio do valor a ser reembolsado, de acordo com o procedimento que será realizado e as regras dos regulamentos dos planos de assistência e saúde da FAPES.

Este será um valor estimado e não se configura em autorização prévia de internação, realização de procedimento ou garantia de reembolso, podendo haver alterações após a análise da solicitação de reembolso.

Como solicitar o cálculo da estimativa de reembolso

A solicitação para cálculo da estimativa deve ser feita através do Fale FAPES disponível nos nossos canais: Portal de Serviços ou App FAPES. O prazo de resposta é de 5 dias úteis a partir da confirmação da documentação completa.

Documentação necessária para solicitar a estimativa de reembolso*

  • Orçamento do prestador de serviço;
  • Relatório médico com informação dos procedimentos a serem realizados e indicação clínica;
  • Cópia do laudo do exame relacionado à patologia (se houver).

*Caso já tenha autorização prévia da FAPES para realização do procedimento não há necessidade de envio dos dois últimos itens listados.
O cálculo de estimativa poderá não ser realizado pela ausência de documentação ou informação para a análise.