25 de July de 2019

Sistema eletrônico de saúde dispensa autorizações

Beneficiários terão atendimento mais rápido na rede credenciada a partir de 01/08/2019

Dando continuidade a digitalização dos processos da FAPES, está entrando em operação na Fundação o Conecta Benner, ferramenta de regulação e envio eletrônico de contas do plano de saúde. A partir de 01/08/2019, o beneficiário não precisa mais encaminhar solicitações de autorização de consultas, exames e procedimentos na rede credenciada pelo portal e aguardar a resposta da FAPES. 

Ao chegar na unidade da rede credenciada, os exames, consultas e procedimentos são lançados no sistema diretamente pelo funcionário local, sem a necessidade de autorização, exceto para exames de genética, medicamentos especiais, eventos não cobertos pelo rol da ANS, tratamento especializado e alguns de odontologia - implante, ortodontia, ortopedia, próteses e cirurgia buco-maxilo-facial. A tecnologia está em fase piloto em alguns credenciados desde 15 de junho e estará disponível em toda a rede a partir de 1º de agosto. 

Eventual demora ou dificuldade com o atendimento dos beneficiários do PAS deve ser comunicada  à Central de Atendimento: (21) 3820-5454.

"Para o beneficiário do PAS, não será mais preciso solicitar autorizações pelo portal, salvo nos casos específicos citados acima. Com o sistema, os próprios prestadores da rede credenciada substituem o processo manual pelo lançamento e liberação imediata no Conecta Benner, uma plataforma bastante difundida, que é utilizada por outras operadoras de saúde no Brasil", explica a gerente executiva de Saúde da FAPES, Patrícia Neto.

A adoção da tecnologia deve proporcionar uma economia estimada de 45%, quando comparadas às despesas com o serviço vigente até o final de julho de 2019. Além disso, a nova plataforma agrega melhorias e valor para os beneficiários e aos processos operacionais da FAPES, maior rapidez para realização de consultas e procedimentos, evitando desperdícios e reduzindo o custo com arquivamento, por exemplo.

A FAPES se preparou ao longo dos últimos meses para efetuar a implementação da ferramenta. A Fundação realizou quatro treinamentos no mês de julho para profissionais da rede credenciada, leia mais aqui. Os materiais utilizados nos treinamentos podem ser acessados a seguir e também na pasta exclusiva para Credenciados, na Biblioteca do Portal de Serviços:

- Manual Conecta Benner - Cadastro
- Manual Conecta Benner - Faturamento (Envio de XML)
- Manual Conecta Benner - Autorizador Web

De acordo com a necessidade, outros treinamentos poderão ser realizados pela Fundação. Os beneficiários do PAS também foram comunicados sobre a melhoria durante o encontro sobre a nova estratégia de saúde, veja aqui.

Os credenciados que tiverem dúvidas devem entrar em contato pelo Fale FAPES, clicando aqui.

Tópicos relacionados

saude tecnologia

Você também pode se interessar por:

29 de March de 2021

Mudanças tornam Central de Atendimento da FAPES mais ágil e objetiva

Atualização busca solucionar dificuldades geradas com a pandemia, e visa a simplificar e dar foco no atendimento especializado

Ler notícia

01 de March de 2021

FAPES apresenta aplicativo de serviços direto no celular

Carteira de saúde, reembolsos médicos e empréstimos estão disponíveis em ferramenta gratuita

Ler notícia

18 de February de 2021

FAPES restringirá acesso a serviços de quem tem pendências no recadastramento

Conclusão do processo é obrigatória para todos os participantes e beneficiários

Ler notícia

11 de February de 2021

Confira como será o atendimento da FAPES no Carnaval

Demandas não urgentes devem ser tratadas pelo Fale FAPES via Portal de Serviços

Ler notícia
ver todas as notícias