15 de June de 2020

Apoio psicológico é bem recebido por aposentados na pandemia

86% dos assistidos aceitaram a abordagem da equipe de psicólogos da FAPES e a grande maioria mantém boa saúde mental

Uma notícia positiva em meio à pandemia: a grande maioria dos aposentados do Plano Assistência e Saúde (PAS) da FAPES mantém uma boa saúde mental, mesmo durante o período de isolamento exigido para evitar a disseminação do novo Coronavírus. O acompanhamento psicológico foi bem recebido por este grupo, que desde o dia 22 de abril até o fim de maio vinha recebendo ligações da equipe de psicólogos do Programa Saúde da Família, veja aqui.

Dos 1.525 beneficiários contatados, 86% aceitaram a abordagem (1.313) dos profissionais de saúde, que visava acolher e identificar possíveis gatilhos psicológicos entre os titulares do PAS e seus familiares na mesma residência. Dentre os atendidos, 80% (1.048) não apresentavam sintomas físicos ou emocionais provocados pela quarentena.

Para outros 229, nos quais foi identificada a necessidade, foram oferecidos suporte e encaminhamento para terapia com psicólogos da rede credenciada. Outros 36 já vinham recebendo este tipo de acompanhamento.

Além dos aposentados, o apoio psicológico foi prestado também aos ativos do BNDES e da FAPES, pela mesma equipe de psicólogos do Saúde da Família.

Como buscar atendimento

Além do atendimento psicológico, os beneficiários podem contar com o apoio dos Médicos, Enfermeiros e Analistas de Saúde – Serviço Social do Programa Saúde da Família. Confira a seguir como buscar atendimento desses profissionais:

- Para conhecer a sua equipe do Saúde da Família

Acesse a área de Saúde do site da FAPES na Internet, digite a sua matrícula do PAS (não a do BNDES) e consulte os dados do seu Médico Generalista, Enfermeiro ou Analista de Saúde - Serviço Social.

                                           

O telefone celular do Médico Generalista está lá e o beneficiário pode entrar em contato para marcar uma consulta (telessaúde).

- Para falar diretamente com seu Enfermeiro ou Analista de Saúde - Serviço Social
Ligue para (21) 3820-5454, clique em 3 "Plano de Saúde" e depois em 1 "Beneficiário", para falar com um enfermeiro. Caso deseje atendimento do Analista de Saúde - Serviço Social, informe que deseja falar com o Serviço Social do Saúde da Família. Nossa equipe retornará brevemente o contato.