Sistema eletrônico de saúde dispensa autorizações

Beneficiários terão atendimento mais rápido na rede credenciada a partir de 01/08/2019
25 julho 2019 Saúde
Compartilhe:
https://sasitefapesbs01.blob.core.windows.net/arquivos-site-fapes/arquivos/conecta-benner-1agosto.png

Dando continuidade a digitalização dos processos da FAPES, está entrando em operação na Fundação o Conecta Benner, ferramenta de regulação e envio eletrônico de contas do plano de saúde. A partir de 01/08/2019, o beneficiário não precisa mais encaminhar solicitações de autorização de consultas, exames e procedimentos na rede credenciada pelo portal e aguardar a resposta da FAPES. 

Ao chegar na unidade da rede credenciada, os exames, consultas e procedimentos são lançados no sistema diretamente pelo funcionário local, sem a necessidade de autorização, exceto para exames de genética, medicamentos especiais, eventos não cobertos pelo rol da ANS, tratamento especializado e alguns de odontologia - implante, ortodontia, ortopedia, próteses e cirurgia buco-maxilo-facial. A tecnologia está em fase piloto em alguns credenciados desde 15 de junho e estará disponível em toda a rede a partir de 1º de agosto. 

Eventual demora ou dificuldade com o atendimento dos beneficiários do PAS deve ser comunicada  à Central de Atendimento: (21) 3820-5454.

"Para o beneficiário do PAS, não será mais preciso solicitar autorizações pelo portal, salvo nos casos específicos citados acima. Com o sistema, os próprios prestadores da rede credenciada substituem o processo manual pelo lançamento e liberação imediata no Conecta Benner, uma plataforma bastante difundida, que é utilizada por outras operadoras de saúde no Brasil", explica a gerente executiva de Saúde da FAPES, Patrícia Neto.

A adoção da tecnologia deve proporcionar uma economia estimada de 45%, quando comparadas às despesas com o serviço vigente até o final de julho de 2019. Além disso, a nova plataforma agrega melhorias e valor para os beneficiários e aos processos operacionais da FAPES, maior rapidez para realização de consultas e procedimentos, evitando desperdícios e reduzindo o custo com arquivamento, por exemplo.

A FAPES se preparou ao longo dos últimos meses para efetuar a implementação da ferramenta. A Fundação realizou quatro treinamentos no mês de julho para profissionais da rede credenciada, leia mais aqui. Os materiais utilizados nos treinamentos podem ser acessados a seguir e também na pasta exclusiva para Credenciados, na Biblioteca do Portal de Serviços:

- Manual Conecta Benner - Cadastro
- Manual Conecta Benner - Faturamento (Envio de XML)
- Manual Conecta Benner - Autorizador Web

De acordo com a necessidade, outros treinamentos poderão ser realizados pela Fundação. Os beneficiários do PAS também foram comunicados sobre a melhoria durante o encontro sobre a nova estratégia de saúde, veja aqui.

Os credenciados que tiverem dúvidas devem entrar em contato pelo Fale FAPES, clicando aqui.

Notícias relacionadas

12 novembro 2025

Esclarecimentos sobre atendimentos fora do Rio de Janeiro e Niterói

11 novembro 2025

Atendimento aos beneficiários FAPES fora do Rio de Janeiro e Niterói

03 novembro 2025

Você conhece os benefícios do seu Plano de Saúde?

Ver todas notícias
Endereço copiado