Estratégia de Medicina de Família tem ações de prevenção e saúde no PAS
Equipe com médicos generalistas já está disponível, gratuitamente, para acompanhar cerca de 8 mil beneficiários na cidade do Rio de Janeiro
Qual é a melhor opção para cuidar da sua saúde: contar com a assistência de um médico que acompanha você e sua família ao longo de toda a vida, conhecendo seu histórico e necessidades, ou recorrer a um pronto socorro para uma consulta apressada com um profissional que você nunca viu? A eficiência do atendimento continuado é comprovadamente melhor e mais segura.
Por essa razão a FAPES lança o programa Medicina de Família (Atenção Primária à Saúde), já disponível para os beneficiários do Plano de Assistência e Saúde (PAS) residentes na cidade do Rio de Janeiro.
A adesão e os atendimentos são gratuitos. Serão cerca de 8 mil vidas atendidas - participantes ativos, assistidos e seus dependentes. Os beneficiários receberão cartão virtual do médico responsável pela sua região.
Os consultórios desses profissionais estão localizados no bairro de residência ou próximos, para facilitar o acesso dos beneficiários. A maioria dos médicos já está disponível para consultas agendadas. Todos possuem formação em Clínica Geral e alguns ainda têm uma segunda especialidade clínica. Conheça a seguir os perfis:
A proposta é que estes profissionais de saúde se tornem referência para as famílias, criando vínculos com os pacientes, embora toda a rede credenciada continue disponível aos participantes. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para iniciar o programa por abrigar a maior parte dos beneficiários. Futuramente, a FAPES estudará a ampliação do Programa aos moradores de outras cidades.
"Selecionamos os médicos pelo perfil profissional, comportamental, disponibilidade e interesse na adesão ao programa. Eles farão a avaliação do histórico de saúde dos pacientes, atendendo suas necessidades e orientando sobre cuidados preventivos, exames e procedimentos realmente indicados", explica a gerente executiva de Saúde da FAPES, Patrícia Neto. "A estratégia de Medicina de Família traz benefícios tanto aos participantes quanto para a gestão do PAS. Ao mesmo tempo em que melhora a qualidade, oferece maior segurança, atendimento preventivo e humanizado, o programa também reduz custos desnecessários do PAS, viabilizando a autogestão. Precisamos lembrar que, na saúde, nem sempre mais significa ser melhor", completa.
Entenda o conceito da Atenção Primária da Saúde
O objetivo do atendimento da Atenção Primária à Saúde é cuidar das pessoas visando a promoção da saúde (como por exemplo, orientações sobre hábitos mais saudáveis) e prevenção de doenças, agravos, sequelas ou óbitos. Sendo assim, o atendimento com médico generalista de família possui o potencial de resolver em média até 85% dos casos clínicos. Tais casos vão desde as mais diversas ações de promoção da saúde passando pela prevenção (como vacinação e planejamento familiar), pelo controle dos casos crônicos (como hipertensão, diabetes, câncer), visando os cuidados paliativos e de reabilitação, indo até o diagnóstico e tratamento de doenças agudas e infecciosas.
Além disso, também se considera os contextos biológico, psicológico, social e suas interações, buscando garantir a continuidade da assistência, mesmo quando houver necessidade do especialista.
Tópicos relacionados
Plano de Saúde Medicina de Família PASVocê também pode se interessar por:
15 de September de 2020
Quarta edição da Live FAPES bate recorde de interação. Confira o vídeo na íntegra!
Mais de 50 perguntas sobre Covid-19 e isolamento foram feitas pelos beneficiários
Ler notícia13 de March de 2020
Coronavírus: veja os detalhes do Plano de Contingência elaborado pela FAPES
Medidas provocam mudanças nos atendimentos presencial e telefônico da FAPES, nos horários do ambulatório e alterações no controle de acesso ao EDSERJ. Saiba mais!
Ler notícia02 de August de 2018
Saúde: o desafio de fazer mais com menos
Artigo da Diretoria da FAPES publicado no Vínculo nº 1308, de 02/08/2018
Ler notícia16 de May de 2018
Atendimento Agendado
Para proporcionar mais comodidade aos participantes e beneficiários, a FAPES oferece atendimentos presenciais para tratar dos seguintes assuntos:
Ler notícia