Equipe de Saúde da Família da FAPES elabora material sobre Setembro Amarelo
Ação faz parte da campanha de prevenção ao suicídio, que acontece anualmente em todo o país
Anualmente, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo todo. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Com o objetivo de prevenir, debater e reduzir estes números, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio.
O assunto é delicado, porém não deve ser evitado ou negligenciado. Como parte da campanha, a equipe de Saúde da Família da FAPES preparou um material que aborda a prevenção ao suicídio. No documento, a psicóloga Glauce Cerqueira Corrêa da Silva aborda alguns conceitos básicos sobre o tema e apresenta fatores sociodemográficos e ambientais que influenciam no suicídio, além de elencar as ações necessárias para ajudar quem precisa de apoio.
Clique aqui e confira o material na íntegra!
Em caso de dúvidas, envie um Fale FAPES via Portal de Serviços ou entre em contato com o seu Enfermeiro de Família pela Central de Atendimento FAPES - (21) 3820-5454, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.