Estratégia de Medicina de Família tem ações de prevenção e saúde no PAS

Equipe com médicos generalistas já está disponível, gratuitamente, para acompanhar cerca de 8 mil beneficiários na cidade do Rio de Janeiro
17 junho 2019 InstitucionalSaúde
Compartilhe:
https://sasitefapesbs01.blob.core.windows.net/arquivos-site-fapes/arquivos/mdf.jpg

Qual é a melhor opção para cuidar da sua saúde: contar com a assistência de um médico que acompanha você e sua família ao longo de toda a vida, conhecendo seu histórico e necessidades, ou recorrer a um pronto socorro para uma consulta apressada com um profissional que você nunca viu? A eficiência do atendimento continuado é comprovadamente melhor e mais segura.

Por essa razão a FAPES lança o programa Medicina de Família (Atenção Primária à Saúde), já disponível para os beneficiários do Plano de Assistência e Saúde (PAS) residentes na cidade do Rio de Janeiro.

A adesão e os atendimentos são gratuitos. Serão cerca de 8 mil vidas atendidas - participantes ativos, assistidos e seus dependentes. Os beneficiários receberão cartão virtual do médico responsável pela sua região. 

Os consultórios desses profissionais estão localizados no bairro de residência ou próximos, para facilitar o acesso dos beneficiários. A maioria dos médicos já está disponível para consultas agendadas. Todos possuem formação em Clínica Geral e alguns ainda têm uma segunda especialidade clínica. Conheça a seguir os perfis:



A proposta é que estes profissionais de saúde se tornem referência para as famílias, criando vínculos com os pacientes, embora toda a rede credenciada continue disponível aos participantes. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para iniciar o programa por abrigar a maior parte dos beneficiários. Futuramente, a FAPES estudará a ampliação do Programa aos moradores de outras cidades.

"Selecionamos os médicos pelo perfil profissional, comportamental, disponibilidade e interesse na adesão ao programa. Eles farão a avaliação do histórico de saúde dos pacientes, atendendo suas necessidades e orientando sobre cuidados preventivos, exames e procedimentos realmente indicados", explica a gerente executiva de Saúde da FAPES, Patrícia Neto. "A estratégia de Medicina de Família traz benefícios tanto aos participantes quanto para a gestão do PAS. Ao mesmo tempo em que melhora a qualidade, oferece maior segurança, atendimento preventivo e humanizado, o programa também reduz custos desnecessários do PAS, viabilizando a autogestão. Precisamos lembrar que, na saúde, nem sempre mais significa ser melhor", completa. 

Entenda o conceito da Atenção Primária da Saúde

O objetivo do atendimento da Atenção Primária à Saúde é cuidar das pessoas visando a promoção da saúde (como por exemplo, orientações sobre hábitos mais saudáveis) e prevenção de doenças, agravos, sequelas ou óbitos. Sendo assim, o atendimento com médico generalista de família possui o potencial de resolver em média até 85% dos casos clínicos. Tais casos vão desde as mais diversas ações de promoção da saúde passando pela prevenção (como vacinação e planejamento familiar), pelo controle dos casos crônicos (como hipertensão, diabetes, câncer), visando os cuidados paliativos e de reabilitação, indo até o diagnóstico e tratamento de doenças agudas e infecciosas. 

Além disso, também se considera os contextos biológico, psicológico, social e suas interações, buscando garantir a continuidade da assistência, mesmo quando houver necessidade do especialista. 
 

Notícias relacionadas

08 dezembro 2025

Saiba desde já quando irá receber seus reembolsos de saúde em 2026

27 novembro 2025

Juro Real: conheça o novo perfil de investimento para os participantes dos planos CD

25 novembro 2025

Painel de Investimentos: conheça mais uma novidade do site da FAPES

Ver todas notícias
Endereço copiado