Notícias Institucional
Thu Dec 19 17:43:00 UTC 2019

FAPES adere ao Pacto Global da ONU para ações socioambientais

Iniciativa reúne mais de 12 mil empresas, instituições e órgãos públicos em 140 países

O engajamento da FAPES com a responsabilidade socioambiental acaba de dar mais um passo importante: a Fundação agora é participante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil atualmente são 856 empresas, instituições e órgãos públicos signatários, mas a FAPES é apenas o segundo fundo de pensão do País a aderir à iniciativa. No mundo todo, são 12 mil participantes de 140 países.

“A adesão insere a FAPES em um grupo internacional e diversificado para a troca de experiências sobre ações voltadas à sustentabilidade”, afirma o diretor superintendente, André Carvalhal. A Fundação se compromete a incorporar em todos os seus processos os dez princípios do Pacto, divididos em quatro temáticas. São eles:

Direitos humanos

Princípio 1: As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e

Princípio 2: certificar-se de que eles não são cúmplices de abusos dos direitos humanos.

Trabalho

Princípio 3: As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

Princípio 4: a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

Princípio 5: a abolição efetiva do trabalho infantil; e

Princípio 6: a eliminação da discriminação em matéria de emprego e ocupação.

Meio Ambiente

Princípio 7: As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

Princípio 8: desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e

Princípio 9: incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Anticorrupção

Princípio 10: As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Além de apoiar os princípios, a FAPES também deverá atuar como indutora destas premissas entre seu público e todas as partes interessadas, como patrocinador e Conselhos. A cada dois anos, será emitida uma Comunicação do Engajamento (COE), demonstrando os esforços feitos nestes temas. “No próximo ano, nosso relatório anual de atividades relativo a 2019 será feito na forma de um Relato Integrado, correlacionando as informações financeiras e de gestão às nossas atividades sociais e ambientais”, informa a gerente executiva de Pessoas, Administração e Sustentabilidade, Cristina Alves.

Neste ano, a Fundação também aderiu aos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) e se tornou Empresa Cidadã. Conheça aqui a Política de Responsabilidade Sociambiental da FAPES.