Notícias Saúde
Fri Apr 26 11:39:00 UTC 2019

O que fazer em caso de emergência médica?

Conheça os serviços e direitos dos beneficiários da FAPES para atendimento de urgência, sem autorização prévia 

Os beneficiários do Plano de Assistência à Saúde (PAS) gerido pela FAPES contam com uma série de serviços para o atendimento em casos de emergência médica. Basta apresentar o documento de identidade, o Cartão Saúde e assinar a guia de atendimento. As situações de emergência não exigem autorização prévia.

Conheça abaixo e utilize seus direitos.

Serviço de ambulância 24 horas
Para solicitar uma ambulância, a qualquer dia ou horário, para aconselhamento, atendimento ou remoção, ligue gratuitamente para a CTI COR - Centro de Tratamento Intensivo, no número 0800 778 4444 ou para 0800 026 7227. As chamadas podem ser feitas de telefones fixos ou celulares. No Estado do Rio de Janeiro, o serviço está disponível para os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Alcântara e na Baixada Fluminense. Além disso, pode ser acionado também nas cidades de São Paulo, Brasília, Recife e Belém.

Atendimento hospitalar
Assim que chegar à emergência do hospital credenciado, o beneficiário deve ser atendido imediatamente, sem qualquer necessidade de autorização. A FAPES disponibiliza uma Equipe Clínica própria, opcional e sem ônus, quando há necessidade de internação ou cirurgia, o que não exime a responsabilidade do hospital em atender o paciente em emergência prontamente, assim como dar todo suporte durante a sua internação.

Para acionar a Equipe Clínica da FAPES, o hospital faz o contato com o telefone do plantão de emergência da Fundação, que irá consultar o paciente ou seu acompanhante sobre a opção. Diante do aceite, o médico do hospital fará contato com o Dr. Joaquim Duarte, coordenador da Equipe Clínica, para passar o caso e daí por diante a FAPES se responsabiliza pela internação do paciente. 

Emergência Psiquiátrica
A FAPES tem em sua rede credenciada clínicas especializadas para atendimento de emergência psiquiátrica e psicológica. Além disso, oferece atendimento domiciliar de urgência nestas especialidades, prestado pela Clínica Hordus, para adultos e crianças. É indicado para a pacificação de episódios de crises, surtos ou agravamento de doença psiquiátrica em pacientes, inclusive com necessidades especiais, na cidade do Rio de Janeiro. Para acionar, basta ligar para (21) 99986-6121.