Investimentos
18 de September de 2018

Diretrizes asseguram investimentos responsáveis

As obrigações incluem métodos para gestão de riscos e a seleção de corretoras, gestores e custodiantes 

Sete novas diretrizes administrativas de Compliance relacionadas aos investimentos da FAPES fortalecem a responsabilidade na aplicação dos recursos dos participantes e patrocinadores. As normas visam assegurar o melhor nível de governança da instituição na aplicação de recursos.

Foram estabelecidas diretrizes para a gestão de riscos - de mercado, de liquidez e de crédito e estão em fase de aprovação as normas para a seleção de corretoras, de administradores e custodiantes, além da seleção e monitoramento de gestores de fundos. Por exemplo, serão instituídos requisitos mínimos antes da contratação de um gestor, como o tempo de atuação no mercado, condenações judiciais, entre outros requisitos. Em todos os documentos estão descritas a metodologia e as formas de monitoramento, assim como as funções e responsabilidades de cada equipe - inclusive das consultorias independentes.

Em complemento, também foi definida uma política para os investimentos pessoais dos profissionais da FAPES. A medida veda operações de day trade para todos os funcionários, inclusive os da Diretoria de Investimentos, e inclui a necessidade de 30 dias de holding period, o período mínimo de retenção de um ativo.
O objetivo é melhorar a governança, fazendo com que os procedimentos da Fundação estejam sempre em conformidade com as melhores práticas, normas, e exigências regulatórias aplicáveis. O planejamento de Compliance é atualizar o conjunto de normas anualmente. 

As obrigações se aplicam a toda Diretoria de Investimentos e demais departamentos ou colaboradores que atuem direta ou indiretamente nos processos de análise, alocação, controle ou suporte aos investimentos dos recursos garantidores.

"Mais do que simplesmente elaborar e formalizar regras, a área de Compliance está encarregada de acompanhar todos os processos continuamente. É isso que faz a diferença para a efetiva governança", afirma o gerente executivo da área, Vinicius Pinho. 
 

Tópicos relacionados

investimentos

Você também pode se interessar por:

Investimentos

01 de April de 2019

Investimentos do PBB rendem 12% em 2018 e superam meta

Percentual ficou acima da meta atuarial, de 9,7%, e do resultado da variação salarial, de 10,6%, e pouco abaixo da Carteira de Referência, 12,4%

Ler notícia
Notícias Institucional

21 de December de 2018

Longo prazo e diversificação foram focos dos investimentos

A alocação de recursos no exterior foi uma das estratégias para diversificar o portfólio e melhorar a rentabilidade

Ler notícia
Institucional

01 de October de 2018

Investimentos adotam normas mais exigentes do que a legislação

FAPES adere ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos do setor

Ler notícia
Investimentos

06 de August de 2018

Investidor Institucional detalha alocações da Fundação

Diretor Victor Tito fala sobre renda variável - no Brasil e no exterior, fundos multimercado e renda fixa

Ler notícia
ver todas as notícias