A FAPES administra um patrimônio de cerca de R$ 11 bilhões buscando sempre os melhores resultados para seus participantes. Nosso histórico de rentabilidade indica uma atuação com investimentos sólidos e consistentes, com foco no melhor retorno de longo prazo.

A gestão dos investimentos é realizada em conformidade com a legislação e acompanhada de mecanismos de controle, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Política de Investimentos aprovada anualmente pelo Conselho Deliberativo.

Política de Investimentos

A Política de Investimentos – PI estabelece as diretrizes da gestão dos recursos do Plano Básico de Benefícios da FAPES, conforme determina a legislação vigente, dando transparência ao planejamento e à estratégia de investimentos da Fundação. Anualmente, a Diretoria-Executiva submete a PI do ano seguinte à aprovação do Conselho Deliberativo - CD. Clique no botão abaixo para fazer o download da Política de Investimentos 2017.

Download
Download

Governança
dos Investimentos

O Conselho Deliberativo, a Diretoria-Executiva e o Conselho Fiscal respondem pela governança da FAPES e são os responsáveis por aprovar, executar e fiscalizar, respectivamente, as decisões de investimento da Fundação.

A gestão dos investimentos é apoiada pelo Comitê de Investimentos, que presta assessoramento técnico na gestão dos recursos administrados pela Fundação, especialmente no que se refere à análise de propostas de investimentos. As recomendações do comitê subsidiam as decisões de investimento tomadas pelo Diretor Financeiro e de Investimentos, pela Diretoria-Executiva ou pelo Conselho Deliberativo.


A Intrag DTVM, na qualidade de Administrador Fiduciário, é a responsável pela administração dos fundos de investimento perante órgãos reguladores. O Itaú-Unibanco S.A é a empresa custodiante, que guarda os ativos dos fundos, se responsabilizando pela liquidação física e financeira dos ativos e pela elaboração periódica de informações da carteira para atender órgãos fiscalizadores. A FAPES também conta com um auditor independente responsável para emitir opinião sobre as demonstrações contábeis, considerando os procedimentos de revisão atuarial e de gestão dos investimentos, conforme legislação específica.
 

Mensalmente, a FAPES disponibiliza no Portal de serviços o Raio-x dos Investimentos, que permite o acompanhamento dos resultados dos recursos administrados pela Fundação de uma forma dinâmica e objetiva.

Acessar portal de serviços

Participação
Acionária

Em cumprimento à Instrução nº13 da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC, a FAPES divulga a sua atuação nas assembleias de empresas nas quais possui participação acionária. Com isto, além de atender a legislação, a Fundação cumpre mais uma vez o seu compromisso de informar, com total transparência, suas atividades aos participantes.

Participação Acionária

Escolha o ano de vigência para baixar o arquivo

Download