Institucional
01 de October de 2018

Investimentos adotam normas mais exigentes do que a legislação

FAPES adere ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos do setor

Todos os investimentos feitos por fundos de pensão são regidos pelas leis brasileiras, que determinam requisitos para a alocação dos recursos de participantes e patrocinadores, visando evitar desvios e eventuais prejuízos causados por má gestão. Para tornar suas aplicações financeiras ainda mais seguras, a FAPES acaba de aderir ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos criado pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Sindapp (sindicato destas entidades) e o ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social).

Lançado em setembro de 2016, o Código é um conjunto de diretrizes, em alguns casos, mais exigentes do que a própria legislação, para complementar as demandas de governança. A adesão é voluntária e, quando uma entidade se torna signatária do Código, passa a se submeter aos seus princípios. Em caso de descumprimento, ela pode ter sua adesão cassada. Atualmente, já são 55 fundações participantes.

Entre os principais critérios estão definir atribuições sobre a decisão de investimento, determinar limites de alçadas, monitorar resultados por classes de ativos e segregar as funções de gestão e controle. "As diretrizes para investimentos da FAPES, revisadas e ampliadas recentemente, nos levaram naturalmente a participar da iniciativa do setor, que entendemos ser fundamental para as boas práticas de governança", afirma o gerente executivo de Compliance e Controles Internos, Vinicius Pinho. 

Leia mais aqui sobre as políticas e normas de alocação de recursos da FAPES. 

Tópicos relacionados

Institucional investimentos compliance Governança

Você também pode se interessar por:

Institucional

15 de April de 2019

Novos comitês reforçam governança da FAPES

Grupos assessoram a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo na gestão de riscos, decisões de investimentos e nas auditorias contábeis

Ler notícia
Institucional

15 de April de 2019

Centenas de usuários recebem notícias da FAPES pelo WhatsApp

Serviço é gratuito e mantém participantes informados sobre os planos de previdência e de saúde. Cadastre-se!

Ler notícia
Investimentos

01 de April de 2019

Investimentos do PBB rendem 12% em 2018 e superam meta

Percentual ficou acima da meta atuarial, de 9,7%, e do resultado da variação salarial, de 10,6%, e pouco abaixo da Carteira de Referência, 12,4%

Ler notícia
Institucional

15 de February de 2019

Conecte-se com a FAPES pelo WhatsApp

Envie uma mensagem para o número (21) 99451-8883 e receba as novidades da Fundação diretamente no seu celular

Ler notícia
ver todas as notícias