Institucional
01 de October de 2018

Investimentos adotam normas mais exigentes do que a legislação

FAPES adere ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos do setor

Todos os investimentos feitos por fundos de pensão são regidos pelas leis brasileiras, que determinam requisitos para a alocação dos recursos de participantes e patrocinadores, visando evitar desvios e eventuais prejuízos causados por má gestão. Para tornar suas aplicações financeiras ainda mais seguras, a FAPES acaba de aderir ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos criado pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Sindapp (sindicato destas entidades) e o ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social).

Lançado em setembro de 2016, o Código é um conjunto de diretrizes, em alguns casos, mais exigentes do que a própria legislação, para complementar as demandas de governança. A adesão é voluntária e, quando uma entidade se torna signatária do Código, passa a se submeter aos seus princípios. Em caso de descumprimento, ela pode ter sua adesão cassada. Atualmente, já são 55 fundações participantes.

Entre os principais critérios estão definir atribuições sobre a decisão de investimento, determinar limites de alçadas, monitorar resultados por classes de ativos e segregar as funções de gestão e controle. "As diretrizes para investimentos da FAPES, revisadas e ampliadas recentemente, nos levaram naturalmente a participar da iniciativa do setor, que entendemos ser fundamental para as boas práticas de governança", afirma o gerente executivo de Compliance e Controles Internos, Vinicius Pinho. 

Leia mais aqui sobre as políticas e normas de alocação de recursos da FAPES. 

Tópicos relacionados

Institucional investimentos compliance Governança

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

12 de July de 2019

Próxima Reunião do Conselho Deliberativo 24/07/2019

Próxima reunião do Conselho Deliberativo acontecerá no dia 24 de julho

Ler notícia
Institucional

13 de June de 2019

Políticas de compliance disciplinam a proteção de dados na FAPES

Até o dia 26 de junho, todos os funcionários da Fundação deverão aderir às normas de guarda e backup de informações e de segurança das informações

Ler notícia
Institucional

21 de May de 2019

Rodolfo Torres dos Santos será o novo Diretor de Seguridade da FAPES

Nomeação foi definida pelo Conselho Deliberativo no dia 21 de maio

Ler notícia
Institucional

15 de April de 2019

Novos comitês reforçam governança da FAPES

Grupos assessoram a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo na gestão de riscos, decisões de investimentos e nas auditorias contábeis

Ler notícia
ver todas as notícias