Filosofia de Gestão
A filosofia de investimentos da FAPES reflete as principais convicções da equipe de investimentos, compartilhadas com o Conselho Deliberativo, em relação às diretrizes necessárias para assegurar os objetivos de longo prazo de cada Plano. Essas convicções têm como pilares principais, a otimização da performance dos investimentos, a priorização de ativos com fundamentos sólidos e a sustentabilidade de longo prazo. Todo o processo de investimentos é moldado conforme as melhores práticas de governança, passando pelo mandato a ser atribuído pelo CD à equipe de gestão e pela definição da estratégia de execução desse mandato.
Saiba maisDefinição do nosso mandato
É importante que tenhamos um mandato claro e conciso, que nos indique uma orientação estratégica precisa e que permita que sejamos melhor responsabilizados e prestemos contas de forma mais acurada. A definição de um mandato separa, ainda, espaços de atuação do Conselho Deliberativo – que deve lidar com questões de ordem estratégica – e da gestão de investimentos – que deve lidar com a execução da estratégia traçada pelo Conselho. O mandato especificado pelo CD envolve a definição da Carteira de Referência e de um Limite de Risco.
Saiba maisExecução do nosso mandato
A partir da definição das Políticas de investimentos, a DIRIN tem o papel de otimizar o resultado dos investimentos por meio de i) ajustes na alocação/exposição aos fatores de risco fundamentais promovendo desvios em função da conjuntura dos mercados e ii) diversificação em classes de ativos adicionais, a fim de buscar alfa e reduzir o risco do portfólio.
Saiba maisMonitoramento de Performance e Controle do Portfolio
Trata-se da etapa final do processo de investimentos. Avalia-se o processo de investimentos, por meio da identificação do valor agregado por cada estratégia do portfolio. É também aqui que se estabelecem rotinas para o controle dos portfólios da FAPES, em termos de suas exposições a risco, avaliação das estratégias de investimento e monitoramento de risco.
Saiba mais