Estrutura da Diretoria de Investimentos

Conselho Deliberativo - CD

O Conselho Deliberativo é o responsável pelos principais pontos da estratégia da gestão de investimentos: a Carteira de Referência e o Limite de Risco. Ele é formado por seis membros, sendo três indicados pelos patrocinadores e três eleitos pelos participantes ativos e assistidos.

Comitê de Assessoramento do Conselho Deliberativo – COMAI

Comitê de Assessoramento do Conselho Deliberativo, órgão consultivo que tem como finalidade auxiliar o Conselho Deliberativo na tomada de decisões relativas a investimentos que sejam de sua alçada. Formado por cinco membros: dois membros independentes, dois conselheiros suplentes e um funcionário alocado na diretoria de investimentos da Fundação. 

Comitê de Investimentos - COMIN

Comitê de investimentos tem como objetivo o assessoramento ao Diretor de Investimentos na gestão dos recursos dos planos administrados pela Fundação. É composto pelo diretor de investimentos e pelos três gerentes executivos da Diretoria de Investimentos.

Diretor de Investimentos

Membro da Diretoria Executiva da FAPES responsável pela gestão dos investimentos da Fundação.

Gerência Executiva de Alocação e Seleção de Gestores - GEASG

Gerência responsável pela construção da Carteira de Referência e da Carteira Estratégica, bem como pelo processo de seleção de gestores externos de ativos líquidos.

Gerência Executiva de Estratégia de Ativos Líquidos - GEALI

Gerência responsável pela execução de estratégias de investimentos de ativos líquidos, como títulos públicos e fundos de renda variável sistemáticos e passivos, bem como pela execução das operações de compra e venda de ativos.

Gerência Executiva de Estratégia de Ativos Ilíquidos - GEATI

Gerência responsável pela gestão das carteiras de ativos ilíquidos: imóveis, fundos de private equity, crédito privado e operações com participantes. É responsável, também, pela seleção e pelo monitoramento dos gestores externos com foco nesses ativos.

Gestores Externos

Uma parcela da gestão do portfólio de investimentos da FAPES pode ser feita por gestores externos. Acesse o Raio X dos Investimentos, no Portal de Serviços da FAPES, e conheça os atuais gestores externos contratados pela Fundação.

Comitê de gestão de risco

O Comitê de Gestão de Riscos visa monitorar, revisar políticas e auxiliar na definição, gestão e estabelecimento de limites de exposição a riscos financeiros (crédito, mercado e liquidez) e operacionais da Fundação.

Compliance

Gerência responsável por planejar e supervisionar todo o processo de gestão de controles internos e de compliance da Fundação, identi­cando, avaliando e monitorando todos os riscos operacionais e de compliance que possam comprometer a realização dos objetivos corporativos.

Aditus - Monitoramento de Riscos

O limite de risco indicado pelo CD é monitorado pela Aditus, prestador de serviços contratado pela FAPES para calcular o risco incorrido pela gestão de investimentos e municiar o Conselho Deliberativo com as informações necessárias.