Estrutura da Diretoria de Investimentos

Conselho Deliberativo - CD

O Conselho Deliberativo é o responsável pelos principais pontos da estratégia da gestão de investimentos: a Carteira de Referência e o Limite de Risco. Ele é formado por seis membros, sendo três indicados pelos patrocinadores e três eleitos pelos participantes ativos e assistidos.

Comitê de Assessoramento do Conselho Deliberativo – COMAI

Comitê de Assessoramento do Conselho Deliberativo, órgão consultivo que tem como finalidade auxiliar o Conselho Deliberativo na tomada de decisões relativas a investimentos que sejam de sua alçada. Formado por quatro membros: um colaborador da FAPES que detenha conhecimentos técnicos e experiência em finanças e investimentos; dois conselheiros titulares ou suplentes do Conselho Deliberativo, com conhecimento técnico e experiência em finanças e investimentos (preferencialmente um eleito pelos participantes ativos ou assistidos e outro selecionado entre os indicados pelo patrocinador - Sistema BNDES); e dois profissionais externos, com comprovada experiência no mercado financeiro, por mais de dez anos, com conhecimento técnico em finanças e investimentos. 

Grupo de Apoio Técnico de Investimentos – GATI

O Grupo de Assessoramento Técnico de Investimentos da DIRIN, doravante denominado “GATI”, não integra a estrutura formal da FAPES e tem como objetivo apenas prestar assessoramento técnico ao diretor de investimentos na gestão dos recursos dos planos administrados pela Fundação, especialmente no que se refere à análise de propostas de investimentos que estejam na alçada da Diretoria de Investimentos, considerando todas as diretrizes e metas estabelecidas na Política de Investimentos e nos respectivos instrumentos de planejamento da entidade, observadas as normas legais e regulamentares aplicáveis.

Diretor de Investimentos

Membro da Diretoria Executiva da FAPES responsável pela gestão dos investimentos da Fundação.

Gerência Executiva de Alocação e Seleção de Gestores - GEASG

Gerência responsável pela construção da Carteira de Referência e da Carteira Estratégica, e pelo processo de seleção de gestores externos de investimentos no exterior.

Gerência Executiva de Estratégia de Ativos Líquidos - GEALI

Gerência responsável pelo processo de seleção de gestores externos de renda variável, pela execução de estratégias de investimentos de ativos líquidos, como títulos públicos e fundos de renda variável passivos, bem como pela execução das operações de compra e venda de ativos.

Gerência Executiva de Estratégia de Ativos Ilíquidos - GEATI

Gerência responsável pela gestão das carteiras de ativos ilíquidos: imóveis, fundos de private equity e crédito privado. É responsável, também, pela seleção e pelo monitoramento dos gestores externos com foco nesses ativos.

Gerência Executiva de Operações com participantes e Informação - GEOPI

Gerência responsável pela gestão da carteira de empréstimos e financiamentos e por apurar a performance dos investimentos dos planos de benefícios e elaborar relatórios gerenciais para apoiar a tomada de decisão por parte da DIRIN e dos órgãos colegiados da FAPES.

Gerência Executiva de Estratégia Macroeconômica - GEEMEC

Gerência responsável pela análise do cenário macroeconômico e político e assessoramento financeiro.

Gestores Externos

Uma parcela da gestão do portfólio de investimentos da FAPES pode ser feita por gestores externos. Acesse o Raio X dos Investimentos, no Portal de Serviços da FAPES, e conheça os atuais gestores externos contratados pela Fundação.

Comitê de gestão de risco

O Comitê de Gestão de Riscos visa monitorar, revisar políticas e auxiliar na definição, gestão e estabelecimento de limites de exposição a riscos financeiros (crédito, mercado e liquidez) e operacionais da Fundação.

Compliance

Gerência responsável por planejar e supervisionar todo o processo de gestão de controles internos e de compliance da Fundação, identi­cando, avaliando e monitorando todos os riscos operacionais e de compliance que possam comprometer a realização dos objetivos corporativos.

Aditus - Monitoramento de Riscos

O limite de risco indicado pelo CD é monitorado pela Aditus, prestador de serviços contratado pela FAPES para calcular o risco incorrido pela gestão de investimentos e municiar o Conselho Deliberativo com as informações necessárias.