O Conselho Deliberativo, a Diretoria-Executiva e o Conselho Fiscal respondem pela governança da FAPES e são os responsáveis por aprovar, executar e fiscalizar, respectivamente, as decisões de investimento da Fundação.

As primeiras etapas do processo de investimento da FAPES indicadas na figura acima são de responsabilidade do Conselho Deliberativo: a escolha da Carteira de Referência mais aderente aos parâmetros de risco do Conselho e a definição do espaço de atuação da equipe gestão, por meio do estabelecimento de um limite de risco (ver seção clique aqui, para mais detalhes sobre a Carteira de Referência e sobre o limite de risco). As etapas seguintes – construção da Carteira Estratégica, alocação dinâmica e seleção de gestores – estão relacionadas à execução do mandato atribuído pelo Conselho Deliberativo à equipe de investimentos, e passam pela aprovação e monitoramento do COMAI – Comitê de Assessoramento do Conselho Deliberativo. A gestão dos investimentos é apoiada pelo Comitê de Investimentos da Diretoria de Investimentos, que presta assessoramento técnico na gestão dos recursos administrados pela Fundação, especialmente no que se refere à análise de propostas de investimentos. A execução do mandato da gestão está sujeita às regras de alçadas de investimento constante da Política de Alçadas de Investimentos da Fundação, que prevê que certas decisões precisam ser aprovadas pela Diretoria da FAPES ou, mesmo, pelo Conselho Deliberativo.

A Intrag DTVM, na qualidade de Administrador Fiduciário, é a responsável pela administração dos fundos de investimento perante órgãos reguladores. O Itaú-Unibanco S.A é a empresa custodiante, que guarda os ativos dos fundos, se responsabilizando pela liquidação física e financeira dos ativos e pela elaboração periódica de informações da carteira para atender órgãos fiscalizadores.

A FAPES também conta com um auditor independente responsável para emitir opinião sobre as demonstrações contábeis, considerando os procedimentos de revisão atuarial e de gestão dos investimentos, conforme legislação específica.

Todas as atividades relacionadas aos investimentos da FAPES são ainda monitoradas pela equipe de compliance da Fundação, que avalia a aderência das atividades da Diretoria de Investimentos e das decisões relacionadas ao patrimônio da Fundação à regulação das entidades de previdência e aos normativos internos.

Finalmente, o limite de risco indicado pelo CD é monitorado pela Aditus, prestador de serviços contratado pela FAPES para calcular o risco incorrido pela gestão de investimentos e municiar o Conselho Deliberativo com as informações necessárias.