Saúde mental na terceira idade

Desafios emocionais na maturidade exigem atenção, escuta ativa e ações integradas de cuidado

26 setembro 2025 Saúde
Compartilhe:
https://sasitefapesbs01.blob.core.windows.net/arquivos-site-fapes/arquivos/Capa-Setembro Amarelo1.jpg

O mês de setembro foi eleito para falarmos sobre promoção à vida e combate ao suicídio. 

Muitas vezes pensamos que questões relacionadas a saúde mental somente estão presentes na população mais jovem, porém a terceira idade possui muitos desafios. 

Idosos enfrentam desafios únicos: aposentadoria, perdas afetivas, mudanças na rotina e, muitas vezes, isolamento. Esses fatores podem levar à depressão e à ansiedade, muitas vezes silenciosas. 
Em determinados casos, as alterações do humor ou atos do dia a dia, são interpretados como doenças neurológicas como demência. 

Cuidar do bem-estar e da saúde mental na terceira idade é fundamental

O Programa Saúde de Família da FAPES tem a preocupação de estimular o autocuidado, orientar sobre riscos e medidas de prevenção e promover saúde com o cuidado integrado do médico generalista, do enfermeiro, da farmacêutica e da assistência social.

Entendemos, conforme diretrizes médicas, que o cuidado longitudinal com um médico que agrega, reúne os tratamentos dos especialistas e possui um olhar de prevenção e adequação do estilo de vida, como o seu médico generalista, previne internações hospitalares, complicações e promove a sua saúde mental.

Desta forma, reunimos dicas para lidar com os desafios do dia a dia:

1. Aumente sua convivência social: procure grupos de apoio, oficinas de memória, atividades culturais, grupos no local onde reside, no local que realiza exercício físico. 
2. Procure ter hobbies e realizar atividades físicas: que tal realizar jardinagem? Ou dança? Caminhadas?  Pintura? 
3. Procure apoio de um psicológo: Busque um profissional para escuta e acolhimento.
4. Fortaleça vínculos familiares: ligue para alguém da sua família que não tenha contato há algum tempo, promova o diálogo. Perdoe. O seu colo sempre será precioso para alguém. 
5. Respire profundamente: Inspire pelo nariz contando até 4, segure o ar por 4 segundos, depois expire lentamente pela boca contando até 4. Repita algumas vezes, isso ajuda a acalmar o sistema nervoso.
6. Reconheça o que está sentindo: Diga para si mesmo “Estou ansioso agora, mas isso vai passar”, porque nomear a emoção ajuda a reduzir seu impacto.
7. Agende sua consulta com o Médico de Família.

E lembre-se: nossa equipe de família está pronta para te acolher. 


Por:


Mariana Alves

Médica e Analista de Saúde na FAPES

Em caso de dúvidas, nossa equipe está sempre à disposição. Entre em contato pelo telefone (21) 3820-5454 e digite as opções 2, 1 e 2.

FAPES. Você no centro do cuidado. 
 

Endereço copiado