As principais doenças neurodegenerativas que afetam a população idosa

A prevenção é mais eficaz quando adotada ao longo da vida, por isso o acompanhamento clínico regular com o médico generalista é muito importante

21/06/2024

Saúde

Doenças neurodegenerativas são aquelas que afetam as funções vitais do organismo de maneira irreversível e progressiva. Elas resultam na degeneração de células, tecidos e órgãos. Essas condições podem estar relacionadas a fatores genéticos, ambientais, alimentação inadequada e falta de atividade física. Embora não exista uma cura específica para essas doenças, medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Saiba mais sobre as principais doenças que afetam a população idosa:

1. Doença de Alzheimer

É a forma mais comum de demência em idosos. A doença de Alzheimer é caracterizada pela perda das habilidades cognitivas, como memória, orientação, concentração, função executiva, entre outros sintomas, associada à perda funcional. 

2. Doença de Parkinson

Caracterizada por alterações motoras, como tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e perda de equilíbrio. Com a progressão da doença, torna-se frequente o comprometimento cognitivo, desenvolvendo também uma demência associada a doença de Parkinson.

3. Demência de Corpos de Lewy

É uma forma de demência que compartilha características com a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, causando problemas de memória, alucinações, mudanças de humor e dificuldades motoras.

4. Degeneração Cerebral Vascular

O envelhecimento cerebral, especialmente quando associado a doenças como hipertensão, diabetes ou colesterol elevado, causa danos aos vasos sanguíneos do cérebro. Essas alterações vasculares podem também ser uma causa de demência, a demência vascular. Os sintomas sâo parecidos com os da doença de Alzheimer e muitas vezes ambas estão associadas, o que é chamado de demência mista. 

Fatores de Risco

Os fatores de risco incluem uma combinação de influências genéticas, ambientais e estilo de vida. O próprio envelhecimento é o principal fator de risco para muitas dessas doenças.

Embora nem todos esses fatores possam ser controlados, alguns podem ser mitigados através de mudanças no estilo de vida.

Prevenção

Adotar uma dieta saudável, manter-se fisicamente ativo, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são medidas importantes na prevençao de doenças neurodegenerativas.

Além disso, o controle de doenças clínicas como pressão alta, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares é fundamental.

A prevenção dessas enfermidades é mais eficaz quando adotada ao longo da vida, por isso, é de fundamental importância o acompanhamento clínico regular com seu médico generalista do Programa Saúde da Família. 

Uma vez que a doença já esteja instalada, o tratamento e prevenção de complicações também deve ser realizado. O Geriatra tem um  papel importante neste momento, pois faz uma avaliação abrangente do indivíduo. O controle das comorbidades clínicas, a identificação precoce de declínio cognitivo, assim como o gerenciamento adequado das medicações são partes importantes do tratamento.

Em caso de dúvidas, conte com o auxílio do seu Enfermeiro da Família via Central de Atendimento FAPES pelo telefone (21) 3820-5454 (digitando, na sequência, as opções 2, 1 e 2). 

 

Cristina Bereicoa
Médica Generalista e Geriatra
Programa Saúde da Família FAPES 

-------

Já baixou o aplicativo FAPES Saúde?

O novo app já está disponível para Android ou iOS. Em ambas as lojas de aplicativo, basta fazer o seguinte:
1. Acesse a Play Store ou a App Store, dependendo do seu smartphone; 
2. Busque por “FAPES Saúde”; e 
3. Pronto! Será possível baixar o novo aplicativo de Saúde da FAPES. 

Saiba como realizar o primeiro acesso:

O acesso é fácil e rápido, digite o seu CPF e clique em “primeiro acesso”. 
Em seguida, digite a sua carteirinha do PAS e crie a sua senha. 


FAPES Saúde. Você no centro do cuidado. 

Leia também

 27/09/2024

Saúde

O que é Polifarmácia e quais são os riscos para pessoas idosas?

Confira estratégias para o uso de medicamentos por idosos, de forma segura e eficaz.

 30/07/2024

Saúde

A importância da prática regular de exercícios físicos

De acordo com a OMS, 150 minutos semanais de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada são ideais para viver com mais qualidade

 28/05/2024

Saúde

O Inverno e as Doenças Respiratórias

Ver mais notícias