Previdência
12 de July de 2018

Fundos pagam entre 45% e 60% para pensionistas

Proposta de reestruturação do PBB alinha a FAPES à prática da maior parte das principais entidades fechadas de previdência do País

Cinco entre as 10 maiores entidades fechadas de previdência complementar no Brasil adotam percentuais de pensão entre 45% e 60% do valor do benefício.

A proposta de mudança para futuros pensionistas, alinhadas entre os integrantes da Mesa FAPES,  faz parte das medidas para custear o déficit de 2017 e evita onerar significativamente os participantes com contribuições extraordinárias.

Entre as medidas, a que tem o maior impacto na redução do déficit é a mudança na pensão, causando um efeito de R$ 855 milhões. A alteração no regulamento, quando aprovada, valerá somente para os futuros pensionistas, os atuais continuarão com 100% do benefício.

Entre os maiores fundos do País, os valores de pensão começam em 45%, como ocorre, por exemplo,na Real Grandeza. Nas três entidades com maior patrimônio, Previ, Petros e Funcesp, as condições são iguais às propostas pela FAPES, de 60% mais 10% por dependente. Outros que estão entre os 20 maiores fundos, o Banesprev, Telos e Visão Prev, adotam apenas metade do valor do benefício (50%). A Fundação Itaú é a única que concede pensão de 70% para o cônjuge mais 10% por dependente.

Fundos como a Funcef e o Postalis (ambos com 80%) e Valia (com 70% de pensão) trabalham com percentuais mais elevados, porém não incluem dependentes e por isso não há a possibilidade de chegar a 100%. 

O levantamento, realizado pela FAPES, demonstra que a proposta de reestruturação do PBB, que prevê a pensão de 60% para o cônjuge e mais 10% por dependente, alinha a Fundação com a prática do setor.

Tabela Percentuais

Tópicos relacionados

Previdência Pensão

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

22 de February de 2019

Entenda o que muda no seu fator de joia

Inscreva-se, participe do Encontro com o Atuário da FAPES e tire suas dúvidas sobre o tema

Ler notícia
Notícias Institucional

21 de February de 2019

Novo PBB reduz fatores de joia em 37,4% em média

Novos fatores de joia estarão disponíveis no portal a partir de 22 de fevereiro

Ler notícia
Institucional

01 de February de 2019

Previc aprova plano CD para funcionários da FAPES

Opção será oferecida para empregados que não participam do PBB e entra em vigor no primeiro semestre de 2019

Ler notícia
Previdência

14 de January de 2019

Mais eficiência e segurança para os participantes da FAPES

Conheça o SAP Previdência, novo sistema de gestão previdenciária da Fundação

Ler notícia
ver todas as notícias