Previdência
Thu Jul 12 09:48:00 BRT 2018

Fundos pagam entre 45% e 60% para pensionistas

Cinco entre as 10 maiores entidades fechadas de previdência complementar no Brasil adotam percentuais de pensão entre 45% e 60% do valor do benefício.

A proposta de mudança para futuros pensionistas, alinhadas entre os integrantes da Mesa FAPES,  faz parte das medidas para custear o déficit de 2017 e evita onerar significativamente os participantes com contribuições extraordinárias.

Entre as medidas, a que tem o maior impacto na redução do déficit é a mudança na pensão, causando um efeito de R$ 855 milhões. A alteração no regulamento, quando aprovada, valerá somente para os futuros pensionistas, os atuais continuarão com 100% do benefício.

Entre os maiores fundos do País, os valores de pensão começam em 45%, como ocorre, por exemplo,na Real Grandeza. Nas três entidades com maior patrimônio, Previ, Petros e Funcesp, as condições são iguais às propostas pela FAPES, de 60% mais 10% por dependente. Outros que estão entre os 20 maiores fundos, o Banesprev, Telos e Visão Prev, adotam apenas metade do valor do benefício (50%). A Fundação Itaú é a única que concede pensão de 70% para o cônjuge mais 10% por dependente.

Fundos como a Funcef e o Postalis (ambos com 80%) e Valia (com 70% de pensão) trabalham com percentuais mais elevados, porém não incluem dependentes e por isso não há a possibilidade de chegar a 100%. 

O levantamento, realizado pela FAPES, demonstra que a proposta de reestruturação do PBB, que prevê a pensão de 60% para o cônjuge e mais 10% por dependente, alinha a Fundação com a prática do setor.

Tabela Percentuais

Tópicos relacionados

Previdência Pensão

Você também pode se interessar por:

Previdência

Fri Jun 29 09:00:00 BRT 2018

Representantes FAPES participam de decisões da Abrapp

Ao integrar comissões técnicas, Fundação contribui para o aperfeiçoamento do setor

Ler notícia
RPBB

Wed Jun 20 17:03:00 BRT 2018

Tire suas dúvidas sobre a Reestruturação do PBB

FAPES esclarece as principais questões levantadas durante as apresentações e debates com os participantes

Ler notícia
Previdência

Wed May 16 18:31:00 BRT 2018

Conheça opções por Institutos oferecidos pelo RPBB

Quando um participante interrompe o seu vínculo empregatício, sai de licença sem vencimentos ou perde parte da remuneração que integra o Salário-de-Participação...

Ler notícia
Previdência

Wed May 16 18:29:00 BRT 2018

Pecúlio: não deixe de inscrever os beneficiários

O pecúlio por morte é pago ao conjunto de dependentes previdenciais inscritos e habilitados na FAPES ou, na falta deles , às pessoas designadas pelo participante exclusivamente para o recebimento deste benefício. Caso não haja indicação o pecúlio por morte será pago aos seus herdeiros legais, mediante alvará judicial.
 

Ler notícia
ver todas as notícias