FAPES muda processo de liberação de imóveis hipotecados/alienados

Alteração trará mais facilidade ao participante, evitando idas e vindas ao cartório

Ótima notícia para os participantes que possuem imóveis financiados junto à FAPES! A Fundação está mudando os procedimentos para a liberação de imóveis hipotecados/alienados. O processo foi inteiramente internalizado e será tratado diretamente pela Fundação, por meio do portal www.registradores.org.br.

A mudança, que atende aos imóveis hipotecados/alienados em favor da FAPES, com exceção daqueles localizados no Distrito Federal e em Minas Gerais, poupará o participante de idas e vindas desnecessárias ao cartório para a realização do procedimento. O procedimento é simples e integralmente automatizado, como explicaremos a seguir.

Agora, quando o pedido da liberação do imóvel for apresentado, por meio do Fale FAPES, a FAPES solicitará o início do processo junto ao Portal Registradores. Em seguida, o participante receberá, em seu e-mail, um boleto emitido pelo Portal em favor da Fundação, para a abertura do protocolo junto ao RGI competente.

A partir daí, o processo será acompanhado pela equipe interna da FAPES, que entrará em contato caso surja alguma exigência a ser cumprida. Caso contrário, na finalização do processo, será emitido um novo boleto no mesmo padrão que o primeiro, referente ao pagamento das custas finais, inclusive da certidão. Vale citar que essas despesas são as mesmas pagas atualmente, pelo participante, direto no cartório. Concluído o processo, o participante receberá, em seu e-mail, a certidão vintenária com a averbação do cancelamento da hipoteca/alienação fiduciária.

Em caso de dúvidas, os participantes devem entrar em contato com a Fundação por Fale FAPES, via Portal de Serviços, ou ligando para a Central de Atendimento no número (21) 3820-5454, de segunda à sexta, de 9h às 17h.

Leia também

 15/09/2025

Institucional

Participe como ouvinte da reunião do Conselho Deliberativo da FAPES em 24/09/2025

Participantes têm acesso ao encontro pelo celular ou computador

 09/09/2025

Processo de migração do PBB para o novo plano CD é aprovado pela SEST

O próximo passo será o envio da proposta para validação na PREVIC

FAPES disponibiliza inteiro teor da proposta da operação de migração a seus participantes ativos e assistidos

Chegou a hora de conhecer o novo Plano PBB-CD, que será criado para receber migrações voluntárias do PBB

Ver mais notícias