Empréstimos e financiamentos mais atrativos e digitais são foco de nova gerência na FAPES

Gerência Executiva de Operações com Participantes e Informação foi criada sem custos para a Fundação

Cerca de R$ 430 milhões dos recursos do Plano Básico de Benefícios (PBB) estão alocados em empréstimos e financiamentos aos participantes do plano, em condições vantajosas com relação ao mercado de crédito. A gestão destas operações, que contribui para a rentabilidade da carteira da FAPES e oferece inúmeros benefícios aos tomadores dos recursos, passa agora a contar com uma área específica na estrutura organizacional da Fundação: a gerência executiva de Operações com Participantes e Informação.

A nova unidade não teve qualquer impacto nos custos administrativos da FAPES, já que foi constituída com profissionais que já atuavam na Fundação. Leia abaixo a entrevista com a gerente executiva Lorena Zeny Fernandes sobre os planos de ação da nova unidade.


Lorena Zeny Fernandes, gerentre executiva de Operações com Participantes e Informação

Há quanto tempo você está na FAPES? Quais funções já desempenhou na Fundação?
Estou na FAPES desde 2006 e atuei em todas as áreas que envolvem o processo de investimentos. Comecei como analista de renda variável, um ano depois assumi a gerência de Participações, que era responsável pela seleção e monitoramento dos fundos de private equity e seleção de gestores externos de ações. Passei a gerenciar os estudos de ALM (Asset Liability Management, que orienta os investimentos) e as estratégias de macroalocação, em seguida as equipes de gestão interna de renda fixa, renda variável e a mesa de operações. Também fui gestora das estratégias de imóveis, crédito privado e operações com participantes.

Fui responsável pela carteira de empréstimos e financiamentos imobiliários e pela apuração de performance dos investimentos, elaboração e apresentação dos relatórios gerenciais de investimentos (chamado de middle office no jargão financeiro). Também participei do processo de seleção de gestores externos de ações. E agora estou à frente da gerência executiva de Operações com Participantes e Informação.

Qual será seu principal desafio na nova gerência?
Será promover maior visibilidade aos produtos, implementar melhorias nas condições oferecidas pela Fundação e concluir os planos de ação em andamento de melhoria dos

processos e automação das atividades de gestão da carteira de empréstimos e financiamentos, além da apuração de resultados dos investimentos.

O que os participantes podem esperar de melhorias com relação aos empréstimos e financiamentos?
Estamos trabalhando com foco na otimização dos processos de atendimento, por meio de funcionalidades que facilitem o dia a dia do participante. Esse objetivo já estava no radar e a pandemia, que culminou no isolamento social, reforçou a necessidade de tornar o processo cada vez mais ágil e digital. Dessa forma, acreditamos que poderemos dar mais foco na análise de oportunidades de melhorias dos produtos e nas necessidades dos nossos participantes. Um exemplo foi a recente decisão de não mais exigir a Certidão de Informação e Alinhamento (conhecida como DAP) para as concessões atuais e futuras do financiamento imobiliário Novo Lar e para o empréstimo com garantia real Multi. Essa certidão era emitida pelas prefeituras, presencialmente, e temos como obter as informações pelo formulário de avaliação do imóvel. Assim, reduzimos a burocracia para nossos participantes.

Outra melhoria que está em implantação, com apoio da área jurídica da FAPES, é a possibilidade de o participante utilizar os recursos do FGTS na liquidação de seu contrato de financiamento imobiliário. Acreditamos que essa possibilidade trará enorme vantagem para o participante que poderá reduzir o tempo de duração de seu contrato, viabilizando assim outros projetos ou até mesmo um alívio no seu fluxo de caixa.

Como era feita a análise da performance dos investimentos antes da criação da gerência? O que muda agora?
Desde a implementação do novo modelo de gestão de investimentos em 2018, a apuração de performance dos investimentos foi considerada como parte integrante do processo de investimento. Essa é a etapa final do processo na qual se avalia o resultado das estratégias adotadas em relação ao mandato estabelecido pelo Conselho Deliberativo e apura-se o valor agregado pela equipe interna da FAPES e pelos gestores terceirizados.

A transferência dessa atividade para a nova gerência reforça a independência dessa equipe das demais equipes responsáveis pelas recomendações de investimentos das diversas classes de ativos que compõem o portfolio da Fundação.

A divulgação destes resultados continuará sendo feita mensalmente aos participantes por meio do Raio X dos Investimentos, no Portal de Serviços, e por informações na área de Investimentos do site institucional da FAPES.

Quais temas serão responsabilidade desta gerência no atendimento aos participantes?
Todos os temas relativos às operações de empréstimos e financiamentos imobiliários, principalmente, por meio do Fale FAPES e telefone da Central de Atendimento (21-3820-5454).

Como você espera que o trabalho desta gerência contribua para a eficiência da FAPES?
Queremos contribuir para que as ações de empréstimos, financiamentos e informações financeiras estejam integradas na estrutura de governança mais robusta da FAPES, com serviços melhores aos participantes.

Leia também

Seus dependentes no PBB já podem solicitar pensão pelo site da FAPES

Cuidado constante da Fundação motivou a criação de ferramenta para facilitar o requerimento do benefício

Você já pode solicitar sua aposentadoria e auxílio-doença pelo Portal de Serviços FAPES

Novos serviços digitais incluem ainda a alteração de dependentes para previdência e solicitação de pensão e pecúlio

 03/06/2025

Institucional

Participe como ouvinte das reuniões do Conselho Deliberativo da FAPES em 13/06/2025 e 30/06/2025

Participantes têm acesso ao encontro pelo celular ou computador

Ver mais notícias