Empréstimos e financiamentos mais atrativos e digitais são foco de nova gerência na FAPES
Gerência Executiva de Operações com Participantes e Informação foi criada sem custos para a Fundação

Cerca de R$ 430 milhões dos recursos do Plano Básico de Benefícios (PBB) estão alocados em empréstimos e financiamentos aos participantes do plano, em condições vantajosas com relação ao mercado de crédito. A gestão destas operações, que contribui para a rentabilidade da carteira da FAPES e oferece inúmeros benefícios aos tomadores dos recursos, passa agora a contar com uma área específica na estrutura organizacional da Fundação: a gerência executiva de Operações com Participantes e Informação.
A nova unidade não teve qualquer impacto nos custos administrativos da FAPES, já que foi constituída com profissionais que já atuavam na Fundação. Leia abaixo a entrevista com a gerente executiva Lorena Zeny Fernandes sobre os planos de ação da nova unidade.
Lorena Zeny Fernandes, gerentre executiva de Operações com Participantes e Informação
Há quanto tempo você está na FAPES? Quais funções já desempenhou na Fundação?
Estou na FAPES desde 2006 e atuei em todas as áreas que envolvem o processo de investimentos. Comecei como analista de renda variável, um ano depois assumi a gerência de Participações, que era responsável pela seleção e monitoramento dos fundos de private equity e seleção de gestores externos de ações. Passei a gerenciar os estudos de ALM (Asset Liability Management, que orienta os investimentos) e as estratégias de macroalocação, em seguida as equipes de gestão interna de renda fixa, renda variável e a mesa de operações. Também fui gestora das estratégias de imóveis, crédito privado e operações com participantes.
Fui responsável pela carteira de empréstimos e financiamentos imobiliários e pela apuração de performance dos investimentos, elaboração e apresentação dos relatórios gerenciais de investimentos (chamado de middle office no jargão financeiro). Também participei do processo de seleção de gestores externos de ações. E agora estou à frente da gerência executiva de Operações com Participantes e Informação.
Qual será seu principal desafio na nova gerência?
Será promover maior visibilidade aos produtos, implementar melhorias nas condições oferecidas pela Fundação e concluir os planos de ação em andamento de melhoria dos
processos e automação das atividades de gestão da carteira de empréstimos e financiamentos, além da apuração de resultados dos investimentos.
O que os participantes podem esperar de melhorias com relação aos empréstimos e financiamentos?
Estamos trabalhando com foco na otimização dos processos de atendimento, por meio de funcionalidades que facilitem o dia a dia do participante. Esse objetivo já estava no radar e a pandemia, que culminou no isolamento social, reforçou a necessidade de tornar o processo cada vez mais ágil e digital. Dessa forma, acreditamos que poderemos dar mais foco na análise de oportunidades de melhorias dos produtos e nas necessidades dos nossos participantes. Um exemplo foi a recente decisão de não mais exigir a Certidão de Informação e Alinhamento (conhecida como DAP) para as concessões atuais e futuras do financiamento imobiliário Novo Lar e para o empréstimo com garantia real Multi. Essa certidão era emitida pelas prefeituras, presencialmente, e temos como obter as informações pelo formulário de avaliação do imóvel. Assim, reduzimos a burocracia para nossos participantes.
Outra melhoria que está em implantação, com apoio da área jurídica da FAPES, é a possibilidade de o participante utilizar os recursos do FGTS na liquidação de seu contrato de financiamento imobiliário. Acreditamos que essa possibilidade trará enorme vantagem para o participante que poderá reduzir o tempo de duração de seu contrato, viabilizando assim outros projetos ou até mesmo um alívio no seu fluxo de caixa.
Como era feita a análise da performance dos investimentos antes da criação da gerência? O que muda agora?
Desde a implementação do novo modelo de gestão de investimentos em 2018, a apuração de performance dos investimentos foi considerada como parte integrante do processo de investimento. Essa é a etapa final do processo na qual se avalia o resultado das estratégias adotadas em relação ao mandato estabelecido pelo Conselho Deliberativo e apura-se o valor agregado pela equipe interna da FAPES e pelos gestores terceirizados.
A transferência dessa atividade para a nova gerência reforça a independência dessa equipe das demais equipes responsáveis pelas recomendações de investimentos das diversas classes de ativos que compõem o portfolio da Fundação.
A divulgação destes resultados continuará sendo feita mensalmente aos participantes por meio do Raio X dos Investimentos, no Portal de Serviços, e por informações na área de Investimentos do site institucional da FAPES.
Quais temas serão responsabilidade desta gerência no atendimento aos participantes?
Todos os temas relativos às operações de empréstimos e financiamentos imobiliários, principalmente, por meio do Fale FAPES e telefone da Central de Atendimento (21-3820-5454).
Como você espera que o trabalho desta gerência contribua para a eficiência da FAPES?
Queremos contribuir para que as ações de empréstimos, financiamentos e informações financeiras estejam integradas na estrutura de governança mais robusta da FAPES, com serviços melhores aos participantes.
Notícias Destaques
23/06/2025
Previdência
Institucional
Seus dependentes no PBB já podem solicitar pensão pelo site da FAPES
23/06/2025
Previdência
Institucional
Você já pode solicitar sua aposentadoria e auxílio-doença pelo Portal de Serviços FAPES
13/06/2025
Institucional
Mais uma plataforma FAPES para você
03/06/2025
Institucional
Participe como ouvinte das reuniões do Conselho Deliberativo da FAPES em 13/06/2025 e 30/06/2025
02/06/2025
Institucional
Previdência
Recadastramento FAPES 2025: mantenha os seus dados atualizados!
29/05/2025
Investimento
Institucional
InFAPES: confira como foi o encontro dos participantes com os nossos especialistas de investimentos!
26/05/2025
Institucional
Novo Diretor Superintendente da FAPES inicia o seu mandato
Leia também

Seus dependentes no PBB já podem solicitar pensão pelo site da FAPES
Cuidado constante da Fundação motivou a criação de ferramenta para facilitar o requerimento do benefício

Você já pode solicitar sua aposentadoria e auxílio-doença pelo Portal de Serviços FAPES
Novos serviços digitais incluem ainda a alteração de dependentes para previdência e solicitação de pensão e pecúlio

03/06/2025
InstitucionalParticipe como ouvinte das reuniões do Conselho Deliberativo da FAPES em 13/06/2025 e 30/06/2025
Participantes têm acesso ao encontro pelo celular ou computador