Notícias Institucional
04 de October de 2024

Confira como foi o bate-papo com participantes sobre o acordo do PBB

Encontro teve recorde de público e perguntas enviadas serão publicadas no hotsite do acordo 

Mais de 840 participantes ativos e assistidos do Plano Básico de Benefícios (PBB) acompanharam o bate-papo com os diretores da FAPES, na última sexta-feira (27/09), abordando o acordo firmado com o BNDES, sob mediação do TCU. Foi o maior público de um evento híbrido já realizado pela Fundação até hoje.

O acordo encerrou quase dez anos de controvérsias administrativas e judiciais sobre aportes unilaterais e permitiu trazer estabilidade ao plano. Os participantes puderam esclarecer suas dúvidas enviando perguntas antecipadamente e no momento do evento, tanto presencialmente, no Auditório Reginaldo Treiger na sede do BNDES, quanto pela internet, já que o evento foi transmitido online pela Fundação, visando ampliar a transparência e levar informações a um número maior de pessoas. Confira abaixo a gravação do evento: 


O evento foi organizado em duas partes: uma primeira de apresentações feitas pelos diretores executivos Carlos Frederico Rangel, Leonardo Mandelblatt e Marcelo Alves, e uma segunda parte de perguntas e respostas, mediada pela gerente de Relacionamento Institucional da FAPES, Priscila Zamponi. Os diretores da FAPES, fizeram apresentações detalhando todas as etapas que levaram ao acordo e as premissas para chegar à melhor solução possível, considerando o menor valor de devolução, maior prazo para pagamento e a opção de migração para um novo plano de Contribuição Definida (CD) que os participantes de PBB passarão a ter. Foi destacado que a migração terá efeito neutro sobre o patrimônio do PBB, uma vez que quem migrar não arcará com a devolução prevista no acordo e quem ficar no plano não pagará por quem migrar. Os diretores mostraram as próximas etapas e as definições que estão por vir, como a estruturação do novo plano e da migração, incluindo o cálculo individualizado das reservas dos participantes que será providenciado.

Todo este processo deverá estar concluído no prazo de até dois anos e a FAPES manterá seus participantes informados, por meio de eventos e comunicações constantes. A Fundação também está produzindo uma série com vídeos de educação previdenciária e ainda irá promover outros eventos de esclarecimentos em cada uma das etapas. 

As dúvidas enviadas, inclusive as que não foram respondidas em função do tempo disponível para o bate-papo, serão publicadas com suas respostas no hotsite do acordo, que já possui uma área com perguntas e respostas mais frequentes. Clique no link a seguir para acessar todas as informações oficiais sobre o acordo: https://www.fapes.com.br/acordo-pbb 

Continue acompanhando os nossos canais de comunicação e fique por dentro de tudo que acontece na sua Fundação!