Saiba mais sobre o Herpes Zoster e como se prevenir contra a doença

Beneficiários devem buscar mais informações com sua equipe do Programa de Saúde da Família

O Herpes Zoster é uma erupção cutânea dolorosa causada pela reativação do vírus Varicela Zoster, o mesmo causador da catapora. Após a infecção, geralmente na infância, o vírus pode permanecer adormecido em um nervo e sua reativação pode ocorrer na fase adulta por alterações imunológicas, como o próprio envelhecimento, medicações ou doenças causadoras de imunossupressão.

Os primeiros sintomas da doença podem ser sensação de formigamento ou dor em alguma região corporal. Após alguns dias, surgem erupções cutâneas geralmente no tórax ou abdome, porém também podem surgir na face ou membros.

O Herpes Zoster pode ter complicações graves e prolongadas, especialmente em pacientes acima de 50 anos. A dor persistente, chamada de neuralgia pós-herpética, é a complicação mais comum e pode afetar até 30% dos indivíduos com a doença, alterando significativamente a qualidade de vida dos pacientes acometidos.

A doença possui tratamento e pode ser prevenida por meio da vacinação. Se você tem mais de 50 anos ou possui alguma condição de imunossupressão (transplante, cardiopatia, diabetes ou outras doenças crônicas, doenças autoimunes) ou já foi acometido pelo Herpes Zoster, procure seu enfermeiro e seu médico do Programa de Saúde da Família para maiores informações.

Previna-se!

Leia também

 30/04/2025

Saúde

Qual a relação do HPV e câncer no trato ano-genital?

Saiba a importância de se vacinar contra esse vírus 
 

 25/04/2025

Saúde

97% dos beneficiários da FAPES consideram o PAS como um plano Bom ou Muito Bom

92,1% dos que participaram da pesquisa anual também recomendariam o plano para amigos e familiares

 03/04/2025

Saúde

Beneficiários do PAS poderão se vacinar contra a gripe em campanha promovida pela FAPES

Vacinação na Rede Credenciada da Fundação começa no dia 07/04

Ver mais notícias