PAS lança nova plataforma para consultas online e outros serviços digitais
Parceria com a Caren, startup da área de saúde, visa atendimento mais ágil e acompanhamento inteligente para beneficiários

Atualizado em 13/02.
A partir de 1º de novembro, o Plano de Assistência e Saúde (PAS) terá uma nova plataforma para consultas à distância e outros serviços digitais. Os médicos do Programa de Saúde da Família passarão a utilizar o sistema de telessaúde da Caren, empresa fornecedora da FAPES, para o atendimento mais ágil, com segurança na troca de informações e no compartilhamento de documentos entre os profissionais de saúde e os beneficiários.
A parceria da FAPES com essa startup da área de saúde (healthcare) foi iniciada em 2020, com o uso de tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem e soluções móveis tanto para a gestão dos credenciados quanto para a organização de agenda e prontuários dos médicos e enfermeiros e, claro, o atendimento dos pacientes. Duas das iniciativas de destaque foram o Mapa de Saúde Adulto e o Mapa de Saúde Pediátrico, disponíveis para serem respondidos via celular ou computador, para a identificação do perfil epidemiológico dos beneficiários do PAS.
Com a plataforma Caren, o modelo das teleconsultas está adequado à regulamentação do Conselho Federal de Medicina nº 2.314/22 e, também, atende a todos os requisitos de privacidade e segurança das informações, previstos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Como não há compartilhamento de senhas entre a FAPES e a fornecedora, ao acessar o sistema pela primeira vez será necessário fazer um breve cadastro. O link de acesso ao sistema será encaminhado pelo médico do Programa Saúde da Família. Na tela inicial, basta clicar em “Ainda não é usuário? Cadastre aqui” e seguir as instruções, criando uma senha de acesso exclusivo. Caso tenha dúvidas sobre como acessar a plataforma, clique aqui e siga o tutorial.
Lembre-se: o seu login na ferramenta Caren é o seu CPF. Além disso, não deixe de anotar a sua senha, pois ela será usada para acessar o site em consultas futuras (mas em caso de esquecimento, você pode criar uma nova clicando no texto “Esqueceu a senha? Clique aqui!” na tela de Login).
Outros serviços online estão em fase de implantação na nova plataforma, como os questionários de acompanhamento do quadro clínico dos beneficiários, de acordo com suas patologias, e campanhas de saúde. Todas estas ações visam proporcionar uma gestão inteligente do PAS, melhorando a eficácia da prevenção de doenças e trazendo mais qualidade de vida aos beneficiários. Fique atento aos comunicados do sistema Caren e às inovações tecnológicas que estão por vir!
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