Gestão ganha maior velocidade, segurança e precisão
Sistema integrado começa a rodar nas áreas de controladoria, contas a pagar e a receber, compras, contratos e controladoria

No dia 1º de outubro, as áreas de controladoria, contas a pagar e a receber, compras e administrativo-financeiro da FAPES começam a trabalhar com um novo sistema único e integrado, o SAP S/4HANA. É uma tecnologia voltada à gestão financeira e contábil que vai tornar a administração mais eficiente, promovendo velocidade, segurança e precisão das informações. Além disso, atende a todas as exigências e boas práticas de Compliance.
A FAPES é o primeiro fundo de pensão no Brasil a adotar essa versão do software, que é o mais utilizado no mundo na gestão empresarial. A iniciativa faz parte do projeto FAPES Digital e irá gerar uma economia de cerca de R$ 10 milhões a partir da integração e redução do número de sistemas, passando de 71 para apenas 8. O próximo passo será incorporar as áreas de negócios - Previdência, Saúde, Empréstimos e Financiamentos - na mesma tecnologia.
Veja alguns exemplos da utilização do sistema nas rotinas de trabalho destas áreas:
ATIVIDADE |
COMO ERA FEITO |
COMO SERÁ AGORA |
Fluxo de caixa |
Consulta a diferentes sistemas independentes e contas da empresa. |
Gestão online em sistema integrado, com detalhamento por conta, pagamentos e recebimentos.
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Cadastros (de fornecedores, participantes etc.) |
Em planilhas Excel ou sistemas independentes, que não trocavam informações, gerando diferentes bases cadastrais. |
Cadastro único em sistema integrado. Quando um funcionário ou o próprio participante edita seus dados no Portal de Serviços, o cadastro único será automaticamente atualizado.
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Aprovações de despesas |
O gestor recebia o documento para aprovação em papel, não havendo sistema de suporte ao processo. |
O gestor irá visualizar e aprovar eletronicamente o pedido a qualquer hora ou lugar, inclusive por smartphone ou tablet.
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Cotação de preços e pedidos |
Controle manual sobre as 3 cotações exigidas e sobre valores lançados na requisição de compras. Erro de digitação podia transformar R$ 1 mil em R$ 1 milhão, gerando retrabalho e atrasos.
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Sistema impede criação de pedido sem o mínimo de 3 cotações. Cálculo automático de consumo médio e alerta no sistema em caso de diferenças significativas, evitando erros. |
Execução de orçamento |
Controle manual. Caso o contrato ultrapassasse o valor orçado, era preciso autorizar posteriormente a despesa, podendo gerar atrasos. |
Controle automático: sistema acompanha online e alerta quando o saldo está próximo do limite. Gestor é avisado com antecedência e pode remanejar orçamento a tempo.
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Contabilidade |
Fechamento podia levar dois meses, considerando dados específicos por patrocinador, órgãos reguladores (Previc, ANS etc.) e centros de custos. |
Sistema integrado permite fechamento no 5º dia útil do mês seguinte, com rateios por centro de custos, balancetes por patrocinador e informações específicas aos órgãos reguladores. |
Reembolsos de despesas |
Pequenas despesas, como táxi, exigiam recibo rubricado pelo gerente e lançado no sistema para posterior pagamento. |
Próprio funcionário lança despesa e comprovante no sistema, para aprovação online do gerente, agilizando o pagamento. |
Relatórios |
Elaborados em planilhas Excel a partir de dados de diferentes sistemas e bases cadastrais. Compartilhamento de arquivo por e-mail ou pasta de rede. |
Relatórios online, utilizando dados do sistema único e integrado, acessíveis a todos os gestores (conforme alçada) inclusive via smartphone e tablet. Informações transparentes, auditáveis e com agilidade e segurança, facilitando a tomada de decisão. |
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