FAPES aprova novas políticas de Riscos Financeiros e Operacionais

Ampliadas e aperfeiçoadas, as normas orientam a gestão sustentável da Fundação e trazem maior segurança aos processos internos

No ambiente corporativo, a gestão de riscos financeiros e operacionais exige uma administração atenta e permanente, para permitir o desenvolvimento sustentável de qualquer empresa. Desde 2018, a FAPES já contava com diretrizes internas aprovadas pela Diretoria Executiva para ambos os temas. Passados pouco mais de 12 meses, estas políticas foram revisitadas, aperfeiçoadas e acabam de ser aprovadas também pelo Conselho Deliberativo da Fundação.

“As políticas regulamentam e norteiam como os processos devem ser conduzidos e determinam ações para mitigar riscos, assegurando o funcionamento da FAPES de acordo com as melhores práticas de governança”, explica o gerente executivo de Compliance, Riscos e Controles Internos, Vinicius Pinho.

A Política de Gestão de Riscos Financeiros aborda os riscos de mercado, crédito e liquidez. Ela prevê limites e agora também sublimites percentuais sobre os valores aplicados para que a equipe de investimentos possa buscar a melhor rentabilidade para os recursos garantidores no longo prazo, mas sempre dentro de uma margem de segurança. Qualquer alteração destes limites precisa ser justificada às instâncias decisórias, como a diretoria executiva e o Conselho Deliberativo, conforme o caso. Os limites de risco são aprovados anualmente e acompanhados tanto pelo Conselho quanto pela área de compliance da FAPES. Veja aqui o documento na íntegra.

Da mesma forma, a Política de Gestão de Riscos Operacionais e Controles Internos absorveu o forte amadurecimento dos processos internos nos últimos meses. Ela estabelece os fundamentos associados ao processo de gerenciamento de risco operacional e dos controles internos da FAPES em conformidade com as melhores práticas, normas, e regulamentações aplicáveis, observando a natureza e a complexidade dos produtos, serviços, atividades, processos e sistemas. Além disso, define e detalha o papel do Comitê de Gestão de Riscos da FAPES e as responsabilidades de cada área. Clique aqui para ver o documento

Leia também

 15/09/2025

Institucional

Participe como ouvinte da reunião do Conselho Deliberativo da FAPES em 24/09/2025

Participantes têm acesso ao encontro pelo celular ou computador

 09/09/2025

Processo de migração do PBB para o novo plano CD é aprovado pela SEST

O próximo passo será o envio da proposta para validação na PREVIC

FAPES disponibiliza inteiro teor da proposta da operação de migração a seus participantes ativos e assistidos

Chegou a hora de conhecer o novo Plano PBB-CD, que será criado para receber migrações voluntárias do PBB

Ver mais notícias