Notícias Institucional
Thu Jan 13 12:08:00 UTC 2022

Associados da APA tiram dúvidas sobre resíduos de empréstimos em reunião online

Veja a apresentação feita pela FAPES para esclarecer o cálculo

Por solicitação da APA, em nome dos aposentados e empregados do Sistema BNDES que a associação representa, diretores e gerentes da FAPES participaram de uma reunião pela internet para esclarecer dúvidas sobre os resíduos de empréstimos liquidados provisoriamente com a Fundação. Os participantes puderam acompanhar a apresentação com detalhes sobre a forma de cálculo utilizada, clique aqui para ver.

Os resíduos de empréstimos podem gerar saldos a receber ou a pagar e são previstos no regulamento. Porém, deixaram de ser processados nos últimos três anos devido à necessidade de adaptação do sistema de gestão de empréstimos e financiamentos da FAPES. Com essa questão solucionada, em dezembro de 2021, os mutuários foram informados por correspondência sobre os valores e as formas de recebimento ou pagamento, inclusive com parcelamento em até seis vezes sem encargos para dívidas superiores a R$ 1 mil.

No encontro, ficou acordado que a APA enviará à Fundação uma lista com os nomes das pessoas que estão encontrando dificuldades para cumprir os compromissos até a data de vencimento, em 31 de janeiro de 2022. Em seguida, a Diretoria da FAPES se reunirá com o Conselho Deliberativo da Fundação para discutir uma possível solução para estes casos.

Na reunião, os gestores da FAPES também ouviram recomendações sobre a forma de comunicar e atender os aposentados em suas demandas. “Cada contato com nossos assistidos e participantes nos trazem aprendizados importantes. Tenham a certeza de que estamos trabalhando para aprimorar este relacionamento em benefício de todos”, afirma o Diretor-Superintendente, Ruy Gomes.

Tópicos relacionados

Empréstimos Institucional APA

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

Mon May 29 08:29:00 UTC 2023

Auditoria Interna torna-se gerência e fortalece a governança da FAPES

Segundo a gerente Carolina Tavares, a mudança permite cobrir mais riscos de forma aprofundada

Ler notícia
Notícias Institucional

Wed May 24 12:50:00 UTC 2023

Governança Corporativa fortalece a segurança sobre a tomada de decisões na FAPES

Gerência Executiva atua como principal agente facilitador do processo decisório e na intermediação entre os Conselhos Deliberativo, Fiscal, Diretoria Executiva e Comitês de Assessoramento da Fundação

Ler notícia
Notícias Institucional

Tue Feb 28 09:22:00 UTC 2023

Documentos para Imposto de Renda estão disponíveis no Portal de Serviços

Demonstrativo de reembolso do PAS tem novo formato, com colunas do ano calendário e do ano anterior

Ler notícia
Notícias Institucional

Mon Feb 27 21:00:00 UTC 2023

Engajamento da equipe FAPES recebe novamente o reconhecimento da Abrapp

Em parceria com consultoria, programa elabora diagnóstico com a análise de pontos fortes e oportunidades de melhoria

Ler notícia
ver todas as notícias