Leve sempre seus exames nas consultas

Evite redundância de exames durante suas consultas.

Apesar de a realização de exames estar alinhada às boas práticas assistenciais, não são raras as situações de redundância as quais os pacientes são submetidos. Por exemplo, uma paciente que vai a uma consulta de rotina com seu ginecologista e, no mesmo mês, vai ao consultório de um endocrinologista, poderá ter solicitações para realização dos mesmos exames, solicitados em duplicidade pelos dois médicos.

Por isso, quando for a uma consulta, leve seus últimos exames realizados e pergunte ao médico se os resultados são suficientes para ajudá-lo no diagnóstico. Caso sejam necessários exames complementares, certifique-se de que o pedido do médico tenha apenas aqueles exames que você ainda não fez. 

Com isso, você agiliza o seu atendimento, evita se submeter a exames desnecessariamente, diminui a fila de espera para exames diagnósticos e contribui para a qualidade do atendimento no sistema de saúde suplementar.

Leia também

 22/08/2025

Saúde

Saúde em Pauta: aleitamento materno no centro do cuidado

Celebrando o Agosto Dourado, nossas enfermeiras trazem um artigo especial com dicas e orientações

 29/07/2025

Hipertensão Arterial e Saúde Bucal: Uma Conexão que Merece Atenção

Popularmente conhecida como "pressão alta", a hipertensão arterial, é uma condição crônica que afeta milhões de brasileiros

 24/07/2025

Saúde

Diário de Saúde: mais uma novidade do app FAPES Saúde para você!

Confira as funcionalidades que chegaram para ajudar a cuidar ainda mais da sua saúde

Ver mais notícias