Conheça os sintomas e formas de prevenção da dengue
Veja também as informações da FAPES sobre a vacina contra a doença
08/02/2024
Saúde

A FAPES segue o compromisso de promover saúde e bem-estar para você e sua família, cuidando da saúde física e mental. Diante do aumento de casos de dengue, orientamos nossos beneficiários do Plano de Assistência e Saúde (PAS) sobre a doença e como se prevenir.
Sintomas
A dengue é uma doença viral, que ocorre em áreas onde a proliferação de mosquitos é maior, mas não é contagiosa. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores no corpo, dores nas articulações, dor atrás dos olhos (retro orbitária), prostração. Em alguns casos, podem aparecer lesões vermelhas na pele, que costumam desaparecer momentaneamente quando pressionamos a pele com os dedos. As lesões de pele tipo rash costumam se resolver em três dias. Em caso de sintomas, procure sempre seu Médico de Família.
Prevenção
Você pode e deve se prevenir contra esta doença e, para isso, é de suma importância usar repelentes, colocar tela nas janelas, remover recipientes nos domicílios que possam ser criadouros de mosquitos, tampar reservatórios e caixas de água, evitar ir a locais com grande incidência de mosquitos e que apresentam poças e acúmulo de água parada.
Vacina
A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 21 de dezembro de 2023 e entrou no Calendário Nacional de Vacinação em 1º de fevereiro de 2024. Os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses seguiram as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte, com alta transmissão nos últimos 10 anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta a predominância do sorotipo DENV-2 em dezembro de 2023 e o número de casos no monitoramento em 2023/2024. Com base nesses critérios, a região Metropolitana I do Estado do Rio de Janeiro foi selecionada, o que inclui os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaguaí, Magé, Belford Roxo, Mesquita, Seropédica, Japeri e Queimados.
Embora a vacina esteja autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para uso em indivíduos entre 4 e 60 anos, o Ministério da Saúde definiu como público-alvo as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, devido à restrição de produção do fabricante e por ser a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue.
Na FAPES, você está sempre no centro do cuidado. Caso precise de ajuda, entre em contato a qualquer momento, 24 horas por dia, com seu Enfermeiro ou Médico de Família da Fundação pelo telefone (21) 3820-5454.
Notícias Destaques
14/05/2025
Previdência
Institucional
Entenda a dedução de contribuições extraordinárias no Imposto de Renda
13/05/2025
Investimento
Participantes da FAPES têm mais um encontro marcado com os nossos especialistas de investimentos
13/05/2025
Previdência
Institucional
Proposta da operação de migração do PBB é aprovada pelo Conselho Deliberativo
12/05/2025
Institucional
FAPES comunica a substituição do Diretor Superintendente (DIRSUP)
07/05/2025
Institucional
Reveja o ano de 2024 da FAPES em Relatório Integrado 2024 e evento com os destaques
28/04/2025
Institucional
Relatório Integrado FAPES 2024 será divulgado em live no dia 30/04
24/04/2025
Institucional
Previdência
Conversa com a FAPES: terceiro encontro aborda a sustentabilidade do PBB
Leia também

FAPES atualiza frequência dos eventos preventivos em odontologia
Agora, procedimentos como Raspagem Supra Gengival, Profilaxia, Flúor e Controle de Biofilme podem ser realizados a cada 6 meses

30/04/2025
SaúdeQual a relação do HPV e câncer no trato ano-genital?
Saiba a importância de se vacinar contra esse vírus

25/04/2025
Saúde97% dos beneficiários da FAPES consideram o PAS como um plano Bom ou Muito Bom
92,1% dos que participaram da pesquisa anual também recomendariam o plano para amigos e familiares