Novos comitês reforçam governança da FAPES
Grupos assessoram a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo na gestão de riscos, decisões de investimentos e nas auditorias contábeis
15/04/2019
Institucional

Três novos comitês de assessoramento à gestão estão em funcionamento na FAPES, reforçando a governança da Fundação. Em cada grupo, são acompanhados temas sobre a gestão de riscos, os investimentos e as auditorias contábeis da Fundação. Os novos colegiados se juntam ao já existente Comitê de Ética e Compliance.
Entre suas atribuições, os comitês são responsáveis pelo monitoramento das atividades e do cumprimento da legislação em vigor, além de sugerir diretrizes e avaliar necessidades de adequações. As propostas são encaminhadas para a validação da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, conforme o caso.
Conheça os novos comitês e suas funções:
Comitê de Gestão de Riscos: criado em conformidade com a Resolução 4.661/2018 e a Instrução Normativa da PREVIC nº 06/2018. Visa monitorar, revisar políticas e auxiliar na definição, gestão e estabelecimento de limites de exposição a riscos financeiros (crédito, mercado e liquidez) e operacionais da Fundação. É coordenado pelo Gerente Executivo de Compliance e Controles Internos, Vinicius Pinho. Os demais integrantes são Rodrigo Uchoa Cavalcanti Costa, Eduardo Tavares Pereira e Acácio Torres da Silva.
Comitê de Auditoria: criado em atenção à Resolução CNPC nº 27/2017 e considerando a Instrução Normativa PREVIC/DICOL nº 03/2018. É vinculado ao Conselho Deliberativo e tem a missão de revisar e opinar sobre as demonstrações contábeis da FAPES, recomendar a contratação ou destituição de auditoria independente, informar ao Conselho eventuais divergências, entre outras funções. Tem a coordenação de Carlos Frederico Rangel de Carvalho Silva, funcionário do BNDES. Os demais integrantes são José Antônio Felgueiras da Silva e José Wagner Morais de Paiva.
Comitê de Assessoramento aos Investimentos: tem caráter consultivo e apoia a alta direção nas decisões relativas aos investimentos dos recursos garantidores. É coordenado por Alexandre de Toledo Vieira, colaborador da FAPES, e integrado por dois membros suplentes do Conselho Deliberativo e por dois membros independentes: Alexandre Póvoa, gestor de recursos e autor de livros em finanças, com MBA em finanças pela NYU Stern School of Business; e Bruno Cara Giovannetti, Ph.D em economia pela Columbia University e professor da Escola de Economia da FGV-SP.
Notícias Destaques
28/04/2025
Institucional
Relatório Integrado FAPES 2024 será divulgado em live no dia 30/04
24/04/2025
Institucional
Conversa com a FAPES: terceiro encontro aborda a sustentabilidade do PBB
17/04/2025
Institucional
Participe como ouvinte da reunião do Conselho Deliberativo da FAPES em 30/04/2025
16/04/2025
Institucional
Novos conselheiros da FAPES iniciam os seus mandatos
02/04/2025
Institucional
Auditorias conjuntas da FAPES e BNDES reforçam controles da sua previdência
31/03/2025
Investimento
Três novas políticas definem diretrizes para seleção de gestores de recursos na FAPES
28/03/2025
Institucional
FAPES publica o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial
Leia também

Conheça as novas carteiras de investimentos do seu Plano CD
Participantes poderão alterar os seus perfis de investimentos pelo Portal de Serviços ou aplicativo da FAPES até o dia 31/03

28/02/2025
InstitucionalVeja como será o atendimento da FAPES durante o Carnaval 2025
Demandas não urgentes devem ser encaminhadas pelo Fale FAPES via Portal de Serviços ou App FAPES

Participantes do FAPES Família e PBCD poderão alterar seus perfis de investimentos em novembro
Modificações poderão ser realizadas até o dia 30/11 no Portal de Serviços ou app FAPES