Tue Sep 10 19:32:00 UTC 2019

Fato ou Boato: saiba tudo sobre o novo sistema de saúde do PAS

Entenda as mudanças com a adoção do sistema Conecta Benner na gestão da rede credenciada

Desde 1º de agosto, está no ar o novo sistema eletrônico de gestão do Plano de Assistência à Saúde (PAS), o Conecta Benner (confira aqui a carta enviada aos prestadores da Rede Credenciada). Entenda como ele funciona e saiba o que é fato e o que é boato sobre a implementação dessa tecnologia. 

As autorizações no sistema novo demoram muito mais.
BOATO: O novo sistema dispensa autorizações, exceto em casos específicos. Basta que o atendente digite o código do procedimento no sistema e ele é liberado automaticamente. A mudança foi divulgada aos beneficiários, leia aqui.

Os casos em que ainda é necessária a autorização prévia são: exames de genética, medicamentos especiais, eventos não cobertos pelo rol da ANS, tratamento especializado e alguns de odontologia - implante, ortodontia, ortopedia, próteses e cirurgia buco-maxilo-facial. O próprio prestador solicita a autorização para FAPES. O prazo para resposta é de 2 (dois) dias úteis para exames e procedimentos que não necessitam de material especial, 5 (cinco) dias úteis para procedimentos odontológicos e 10 (dez) dias úteis para procedimentos cirúrgicos com utilização de material especial - OPME. Para procedimentos que serão realizados no Sistema de Livre Escolha a solicitação deve ser feita pelo beneficiário através do Portal de Serviços da FAPES, usando sua matrícula e senha.

Antes só era preciso assinar a guia para realizar o exame ou a consulta.
FATO: Antes, o beneficiário assinava uma guia em branco, que posteriormente era preenchida pelo prestador de serviço. Dessa forma, não havia como confirmar se os procedimentos listados e cobrados do PAS foram efetivamente realizados. Com o novo sistema, o beneficiário confere a guia preenchida antes de assinar. 

O funcionário do laboratório ou consultório demora porque precisa consultar uma lista enorme de códigos para preencher várias guias.
BOATO: A busca no sistema é automática, basta digitar o nome do exame ou outro procedimento e o código correspondente aparece imediatamente na tela. Depois é só teclar ENTER para inseri-lo na guia. A quantidade de guias não foi alterada, elas variam conforme o tipo de procedimento, mas uma mesma guia pode conter dezenas de exames.

Durante a implementação da tecnologia, a FAPES deveria autorizar o exame ou consulta rapidamente quando o prestador de serviços tiver dificuldades com o novo sistema.
FATO: É exatamente isso o que a FAPES está fazendo. Todos os prestadores de serviços da rede credenciada receberam a comunicação (leia aqui) de que os procedimentos devem ser realizados imediatamente para os beneficiários, mesmo que haja dificuldades com o sistema.

Quando o sistema está lento ou indisponível, o beneficiário precisa esperar.
BOATO: Caso o sistema esteja instável ou lento, basta o beneficiário assinar o pedido médico e o atendente deve dar continuidade ao exame ou outro procedimento. Quando o sistema voltar ao normal, o atendente do laboratório ou clínica deve inserir os dados no sistema do PAS. Todos os prestadores de serviços da rede credenciada foram comunicados sobre isso (leia aqui).

Procedimentos cirúrgicos eletivos precisam ser solicitados diretamente pelo beneficiário.
BOATO:
Para procedimentos cirúrgicos eletivos a regra é a mesma. O beneficiário ou o médico responsável pela cirurgia deve encaminhar o pedido para o hospital onde irá ocorrer o procedimento e este ficará responsável pelo envio da documentação à FAPES.

Os prestadores de serviço não foram treinados para operar o novo sistema.
BOATO:
Desde o início de julho, a FAPES realiza treinamentos com os prestadores de serviço sobre o novo sistema (confira aqui). Em apenas dois meses, foram seis apresentações presenciais para grupos de profissionais de laboratórios, clínicas e hospitais (veja aqui). Além disso, todas as terças e quintas-feiras são realizados treinamentos presenciais, personalizados e gratuitos, basta que o credenciado faça a solicitação de participação de seus funcionários na Central de Atendimento da FAPES.
Os profissionais da rede credenciada também receberam por e-mail um manual de operação do novo sistema do PAS, disponível para consulta e download na internet, no portal de acesso restrito para os prestadores de serviços. 

A FAPES adotou um sistema online para trazer economia.
FATO:
Sim, além de não exigir mais autorizações prévias para quase todos os procedimentos médicos e odontológicos, o sistema evita fraudes e proporciona uma economia de aproximadamente 45% em comparação ao processamento manual feito até julho de 2019.

Em nome da economia, o beneficiário do PAS é prejudicado.  
BOATO:
O PAS é um plano de saúde de autogestão, totalmente custeado pelo BNDES e gerido pela FAPES, que é uma Fundação sem fins lucrativos. Ao reduzir custos e fraudes nos processos, a autogestão se torna sustentável, em benefício de todos os usuários.

As grandes operadoras de saúde mantiveram seus sistemas, apenas a FAPES mudou.
FATO:
As grandes operadoras já adotam sistemas eletrônicos para a gestão de saúde há muitos anos, por isso os prestadores de serviço estão acostumados. Agora, a FAPES está se alinhando às melhores práticas do mercado, utilizando um sistema online que é mais rápido e mais seguro que o processo anterior.

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