Confira algumas orientações para ajudar a cuidar do seu plano:

Utilize cartão saúde e identidade:

ao utilizar a Rede Credenciada, apresente o cartão saúde e um documento de identidade.

Confira a guia de atendimento:

antes de assinar a guia de atendimento, verifique o(s) procedimento(s) discriminado(s) e o nome da pessoa atendida. O beneficiário poderá assinar uma guia em branco apenas nos casos de internações hospitalares, uma vez que será feita uma auditoria do que será cobrado.

Não efetue pagamento a credenciado

a FAPES não reembolsa as despesas de atendimento prestado por profissionais de clínicas credenciados nas especialidades contratadas.

Participe do recadastramento de dependentes:

garanta a assistência médica de seus dependentes entregando a documentação necessária para o recadastramento dentro do período definido pela Fundação.

Autorizações

Internações, tratamentos e alguns exames realizados em profissionais de sua livre escolha estão sujeitos à autorização prévia da FAPES. 

As autorizações são concedidas em até dois dias úteis, desde que a documentação esteja completa. No caso de internações eletivas com necessidade de uso de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), a solicitação deve ser feita com, no mínimo, dez dias de antecedência.

Na Rede Credenciada, o beneficiário titular deverá dirigir-se ao prestador e este fará a avaliação e solicitação direta no sistema. Em caso de internação, o médico solicitante deverá encaminhar para o hospital o pedido da internação.

Não haverá reembolso de despesas com serviços que necessitam de autorização prévia e foram realizados sem autorização da Fundação. Essa restrição também se aplica aos procedimentos que necessitam de perícia médica ou de auditoria odontológica prévia para a sua realização.

Importante: Nas internações em caráter de urgência, é dispensada a autorização prévia.

Como solicitar uma autorização?

Na livre escolha, o beneficiário titular deverá solicitar a autorização através do Portal de Serviços da FAPES, para os procedimentos listados a seguir: 

- Procedimentos dermatológicos (podem necessitar de perícia);
- Procedimentos de cirurgia plástica (podem necessitar de perícia);
- Exames de genética;
- Todos os tipos de internações e day clinics (com ou sem OPME, inclusive quando for lentes intraoculares);
- Pets Scan ou Pet dedicado oncológico;
- Fisioterapia:
- Hidroterapia:
- Acupuntura:
- Psicoterapia:
- Fonoaudiologia:
- Terapia Ocupacional:
- Anexo IIB (ver as regras no RAS).


Acessar Portal de Serviços

Reembolso

Os beneficiários podem recorrer ao atendimento de profissionais e instituições não credenciados no PAS, responsabilizando-se pelo pagamento integral das despesas e recebendo o reembolso posteriormente, observados os limites regulamentares.

Acesse o Portal de Serviços da FAPES para solicitar seu reembolso.


Acessar Portal de Serviços

Atenção ao apresentar comprovantes de despesas

Os recibos, que devem estar em papel timbrado ou carimbado, ou as notas fiscais devem ter sido emitidos há, no máximo, 12 meses, não podem ter rasuras e devem conter TODAS as informações listadas a seguir:

IMPORTANTE: Ao solicitar o reembolso de procedimentos que exijam autorização prévia, envie a autorização da FAPES junto com os comprovantes de despesas.