Previdência
Fri Jun 29 09:00:00 BRT 2018

Representantes FAPES participam de decisões da Abrapp

Cinco funcionários representam atualmente a FAPES em Comissões Técnicas da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). É a forma da Fundação não apenas seguir boas práticas, mas participar ativamente das decisões mais importantes do setor. Os representantes são eleitos para mandatos que começaram em 2018 e irão até 2020.

Nas comissões, as empresas disseminam conhecimento, compartilham experiências e identificam necessidades de aperfeiçoamento do segmento. Até o momento, a Fundação está presente nos debates sobre investimentos, tecnologia da informação, estratégia e criação de valor, assuntos jurídicos e planos previdenciários. Veja, a seguir, o depoimento de alguns representantes da FAPES sobre o trabalho. 

Lorena Fernandes
Gerente Executiva de Imóveis e Crédito
Comissão Técnica Regional de Investimentos

"É importante a interação com outras fundações para trocar experiências e compartilhar práticas de gestão, além de propiciar um fórum de discussão que pode contar com a participação dos órgãos reguladores, consultores e gestores de recursos. Nessa Comissão, os temas mais recentes discutidos foram a adesão ao código de autorregulação da Abrapp, as alterações da Resolução 3.792 e práticas de gestão em diversas classes de ativos, tais como crédito privado, private equity e investimentos no exterior.

Eduardo Pereira
Gerente Executivo Jurídico
Comissão Técnica Regional de Assuntos Jurídicos

"Participar da comissão é importante porque a ABRAPP tem acesso, de forma antecipada, às informações relevantes sobre o sistema e as compartilha com as comissões, fomentando o debate. Um exemplo disso é o recente estudo da Resolução CGPC nº 13, realizado pela comissão que participo, com o escopo de propor melhorias de governança para o sistema. Outro exemplo é o estudo, em curso, do ato de gestão valorizado, por meio do qual se propõe a alteração de dispositivos do Decreto nº 4.942/2003, com vistas a prestigiar o ato regular de gestão, trazendo maior segurança aos dirigentes das entidades".

Valéria Cerqueira Pimentel
Gerente Executiva de Previdência
Comissão de Planos Previdenciários

"Nossa participação neste comitê permitirá que nos mantenhamos atualizados acerca dos temas mais relevantes no nosso setor. Isso também nos permitirá envolver a FAPES em discussões relevantes, levando nosso posicionamento e necessidades. A Abrapp delegou a essa comissão tratar do tema “Nova Previdência para o novo trabalhador” ao longo do ano de 2018. Aproveitaremos também as reuniões para tratar de temas de interesse do nosso mercado, em diversos aspectos tais como legislação e tributação, entre outros."

Bianca Vilela
Gerente Executiva de Relacionamento
Comissão Regional Sudeste de Estratégia e Criação de Valor

“Faço parte da comissão técnica de Relacionamento desde 2016. As Comissões reúnem os gestores e técnicos das maiores entidades fechadas de previdência complementar, por isso, a troca de experiências e as discussões são extremamente ricas. Na comissão de Relacionamento que, neste ano, uniu-se às comissões de educação e comunicação, os principais temas discutidos são as dificuldades e os desafios enfrentados no relacionamento com os seus participantes bem como para fomento da previdência complementar.”

Além deles, o Gerente Executivo de TI, André Corte, passou a integrar recentemente a Comissão Técnica Regional de TI.

Tópicos relacionados

Previdência

Você também pode se interessar por:

Previdência

Thu Jul 12 09:48:00 BRT 2018

Fundos pagam entre 45% e 60% para pensionistas

Proposta de reestruturação do PBB alinha a FAPES à prática da maior parte das principais entidades fechadas de previdência do País

Ler notícia
RPBB

Wed Jun 20 17:03:00 BRT 2018

Tire suas dúvidas sobre a Reestruturação do PBB

FAPES esclarece as principais questões levantadas durante as apresentações e debates com os participantes

Ler notícia
Previdência

Wed May 16 18:31:00 BRT 2018

Conheça opções por Institutos oferecidos pelo RPBB

Quando um participante interrompe o seu vínculo empregatício, sai de licença sem vencimentos ou perde parte da remuneração que integra o Salário-de-Participação...

Ler notícia
Previdência

Wed May 16 18:29:00 BRT 2018

Pecúlio: não deixe de inscrever os beneficiários

O pecúlio por morte é pago ao conjunto de dependentes previdenciais inscritos e habilitados na FAPES ou, na falta deles , às pessoas designadas pelo participante exclusivamente para o recebimento deste benefício. Caso não haja indicação o pecúlio por morte será pago aos seus herdeiros legais, mediante alvará judicial.
 

Ler notícia
ver todas as notícias