Notícias Institucional
Fri Aug 12 20:00:00 UTC 2022

Suspensão de parcelas de empréstimos e financiamentos pode ser feita a partir de 01/09

Contratos em dia e que não tenham superado o prazo de amortização poderão ter os pagamentos de outubro e novembro suspensos

Após a aprovação das instâncias competentes da FAPES, está agendado para o dia 1º de setembro o início das solicitações para a suspensão de até 2 (duas) parcelas mensais dos empréstimos e financiamentos concedidos pela Fundação. Serão as parcelas de competência dos meses de setembro (a ser paga em outubro) e outubro (a ser paga em novembro).

Assim como em 2021, os contratos com prazo de amortização estendido não serão passíveis de suspensão, a fim de evitar o aumento dos riscos, tanto para a Fundação quanto para os participantes, uma vez que as parcelas suspensas são incorporadas e corrigidas por juros juntamente com o saldo devedor.

Entretanto, a pedido dos membros do Conselho Deliberativo, neste ano, foram avaliados e aprovados novos critérios que, em relação aos critérios adotados no ano passado, reduzem em cerca de 40% (quarenta por cento) o número de contratos impedidos à suspensão.

O critério adotado anteriormente analisava o prazo total do contrato, em determinada data-base, porém considerando os parâmetros contratuais na data da concessão. Os novos critérios aprovados mantêm a observância aos prazos máximos de cada programa, mas consideram os parâmetros na data-base da avaliação, de forma a verificar se o prazo remanescente do contrato está aderente aos limites estabelecidos no correspondente normativo.

Nos casos em que o prazo de amortização, avaliado na data-base de 30/06/2022, tenha superado o limite ou no caso de o contrato estar inadimplente, o Portal de Serviços dará a informação de que esta suspensão não será permitida. Os pedidos serão realizados, via Portal de Serviços, acessando pelo site ou App FAPES. Basta utilizar sua matrícula e senha, escolher Serviços > Empréstimos e Financiamentos e a opção Suspensão de Contratos.

Na tela, o participante ou assistido verá seus contratos em vigor aptos à suspensão juntamente com os prazos e saldos devedores.

O participante poderá optar pela suspensão de apenas uma ou as duas parcelas, no período abaixo:



Para consultar as adesões, basta acessar o mesmo local de opção, onde serão apresentados os contratos e os meses já registrados. Assim, não será necessário contatar a FAPES para obter a confirmação da opção. Não se esqueça que os pagamentos dos seguros são obrigatórios mesmo nos meses em que a parcela do crédito estará suspensa.

Tópicos relacionados

Empréstimos Institucional

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

Mon May 29 08:29:00 UTC 2023

Auditoria Interna torna-se gerência e fortalece a governança da FAPES

Segundo a gerente Carolina Tavares, a mudança permite cobrir mais riscos de forma aprofundada

Ler notícia
Notícias Institucional

Wed May 24 12:50:00 UTC 2023

Governança Corporativa fortalece a segurança sobre a tomada de decisões na FAPES

Gerência Executiva atua como principal agente facilitador do processo decisório e na intermediação entre os Conselhos Deliberativo, Fiscal, Diretoria Executiva e Comitês de Assessoramento da Fundação

Ler notícia
Notícias Institucional

Tue Feb 28 09:22:00 UTC 2023

Documentos para Imposto de Renda estão disponíveis no Portal de Serviços

Demonstrativo de reembolso do PAS tem novo formato, com colunas do ano calendário e do ano anterior

Ler notícia
Notícias Institucional

Mon Feb 27 21:00:00 UTC 2023

Engajamento da equipe FAPES recebe novamente o reconhecimento da Abrapp

Em parceria com consultoria, programa elabora diagnóstico com a análise de pontos fortes e oportunidades de melhoria

Ler notícia
ver todas as notícias