25 de August de 2021

Últimos dias para realizar o Recadastramento FAPES 2021!

Confira mais informações para realizar o procedimento pelo Portal de Serviços e garantir seus benefícios

Desde o ano passado, os recadastramentos de previdência e de saúde da FAPES estão sendo feitos de maneira unificada, proporcionando maior comodidade aos usuários. Os participantes ativos, autopatrocinados, vinculados e assistidos (aposentados e pensionistas) do Plano Básico de Benefícios (PBB) e FAPES Futuro, bem como os titulares do Plano de Assistência e Saúde (PAS), já podem entrar no Portal de Serviços da Fundação para realizar o procedimento 100% online. Alertamos, porém, que a funcionalidade do recadastramento não está disponível via App FAPES.

A partir de hoje (25/08), o prazo para realizar o recadastramento da FAPES será de 60 dias. Caso o usuário tenha dúvida sobre como efetuar o recadastramento, deve entrar em contato via Fale FAPES, disponível do Portal de Serviços. Contamos com a participação e colaboração de todos.

O recadastramento é fundamental para que os participantes garantam o recebimento dos benefícios (aposentadoria, pensão e auxílio-doença, por exemplo) e a utilização plena do Plano de Assistência e Saúde – PAS. Dentre outros o procedimento melhora a qualidade dos dados da FAPES, permitindo cálculos atuariais corretos, impedindo o pagamento de benefícios previdenciários indevidos e prevenindo o uso do plano de saúde fora das regras estabelecidas em seu regulamento. Isso ajuda a proteger o patrimônio da Fundação, evitando gastos irregulares.

Para iniciar o Recadastramento, basta acessar o Portal de Serviços, utilizando sua senha e clicar em Campanhas > Recadastramento AnualApós o envio, os documentos serão analisados pela FAPES, por isso é importante que todos acompanhem o andamento de seus processos e verifiquem se há pendências por meio do Portal de Serviços, clicando em Campanhas > Consulta Recadastramento. Ali estarão indicados os cadastros validados e os que ainda possuem exigências, que deverão ser resolvidas pelo titular para concluir o processo.

Confira abaixo o vídeo tutorial:

Veja aqui também o passo a passo de como realizar o recadastramento de previdência, algumas perguntas e respostas sobre o tema que podem te auxiliar no processo de preenchimento dos formulários de saúde e outras orientações.

Suspensão de benefícios

No ano passado, em especial, o processo de recadastramento foi bastante desafiador. Em meio à pandemia, a FAPES conduziu uma grande unificação de cadastros em seus sistemas, e, mesmo assim, obteve altos índices de adesão. A maioria dos usuários realizou o procedimento dentro dos prazos estipulados e aqueles que não o fizeram dentro das datas limites foram contatados inúmeras vezes pela Fundação por meio de canais digitais, telefônicos e até por carta para que cumprissem a obrigação legal.

Após exaustivas tentativas, a fim de proteger o patrimônio da Fundação, decidiu-se por inicialmente restringir o acesso a serviços da Fundação e suspender os benefícios daquelas pessoas que não completaram o recadastramento a partir do pagamento do mês de agosto, que seria creditado no início de setembro. Estas pessoas deverão entrar em contato imediatamente com a FAPES para regularizar sua situação.

Tópicos relacionados

recadastramento Previdência saude

Você também pode se interessar por:

26 de November de 2021

PBB recebe R$ 23 milhões do BNDES referentes à revisão do plano de custeio

Pagamento é retroativo a abril de 2021, quando entrou em vigor o aumento de 32% na contribuição normal

Ler notícia

01 de November de 2021

Clientes têm até o dia 30/11 para realizarem o Recadastramento FAPES 2021

Veja o que fazer para não perder os seus benefícios previdenciários e o acesso de seus dependentes ao PAS

Ler notícia

01 de November de 2021

Aposentados e empregados da Fundação receberão reajuste salarial

Folha de pagamento de outubro, a ser paga em 5 de novembro, virá com correção da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

Ler notícia

19 de October de 2021

Segunda fase da pesquisa de satisfação FAPES avaliará qualidade de nossos serviços

Participantes e beneficiários serão contatados por telefone a partir do dia 25/10

Ler notícia
ver todas as notícias