18 de February de 2021

FAPES restringirá acesso a serviços de quem tem pendências no recadastramento

Conclusão do processo é obrigatória para todos os participantes e beneficiários

A legislação da previdência complementar determina que, anualmente, as entidades realizem o recadastramento de seus participantes ativos e assistidos. O procedimento é fundamental para evitar que os fundos de pensão arquem indevidamente com o pagamento de benefícios como aposentadorias, pensões e auxílio-doença. Na Saúde, o recadastramento previne o uso do plano fora das regras estabelecidas em seu regulamento, evitando custos irregulares de assistência.

No recadastramento de 2020, quase todos os clientes dos planos de previdência e saúde da FAPES concluíram o processo. Para quem ainda tem pendências, o acesso ao Portal de Serviços será restringido, temporariamente, a partir do dia primeiro de março, como forma de incentivar a conclusão do procedimento.

Iniciado em 9 de setembro de 2020, o recadastramento unificado de previdência e saúde pode ser feito em qualquer lugar ou horário a partir da internet, usando o computador, tablet ou mesmo o celular. Ao acessar o Portal, os usuários ainda não recadastrados receberão a mensagem para preencher os formulários e anexar os documentos. Após essa etapa, é preciso clicar em Status para checar se ainda há pendências. Caso esteja tudo ok, o acesso será automaticamente liberado para a solicitação de reembolsos, contratação de empréstimos e outras ferramentas disponíveis no Portal.

Passados mais de cinco meses desde o início do processo, a FAPES tem tentado contato por carta e outros canais com as pessoas que não realizaram nenhuma etapa do recadastramento ou que estão com pendências. Nenhum benefício foi suspenso até o momento, dando a oportunidade de regularização a este grupo. Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, acesse o tutorial aqui.

A Fundação conta com a colaboração de todos. Caso precise de mais informações ou acredite estar vendo a mensagem no Portal de Serviços por engano, solicitamos entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (21) 3820-5454.

Tópicos relacionados

Portal de Serviços recadastramento Previdência saude Empréstimos

Você também pode se interessar por:

15 de September de 2021

Participantes já podem quitar financiamento imobiliário da FAPES com FGTS

Com o sucesso do projeto piloto, demais participantes que atenderem às condições da CEF já podem solicitar o uso do seu fundo de garantia

Ler notícia

03 de September de 2021

FAPES alerta clientes sobre falsos pedidos de documentação por e-mail

Documentos só devem ser encaminhados à Fundação via Portal de Serviços

Ler notícia

02 de September de 2021

Pedido para suspensão de empréstimos e financiamentos já está disponível no Portal da FAPES

Respeitando normas da Fundação e os riscos contratados nos seguros de morte e inadimplência, somente serão aceitos pedidos que se enquadrem no prazo regulamentar

Ler notícia

25 de August de 2021

Recadastramento de previdência e saúde 2021 começa para ativos e assistidos

Confira mais informações para realizar o procedimento pelo Portal de Serviços e garantir seus benefícios

Ler notícia
ver todas as notícias