01 de June de 2022

Clientes deverão realizar o recadastramento de previdência e saúde até o dia 30/06

Confira mais informações sobre como realizar o procedimento pelo Portal de Serviços e garantir seus benefícios

Começa hoje (01/06), e vai até o dia 30/06, o Recadastramento FAPES 2022. O procedimento para recadastrar os clientes de Previdência e Saúde da Fundação - que é feito de maneira 100% online e unificada, desde 2020 - deve ser realizado via Portal de Serviços por todos os participantes ativos, autopatrocinados, vinculados e assistidos (aposentados e pensionistas) do Plano Básico de Benefícios (PBB) e FAPES Futuro, bem como os titulares do Plano de Assistência e Saúde (PAS). Alertamos, porém, que a funcionalidade de recadastramento não está disponível no App FAPES. Realize o processo pelo seu computador ou notebook para uma melhor visualização.

Como realizar o recadastramento

Para realizar o Recadastramento é muito fácil! Basta acessar o Portal de Serviços, utilizando sua senha, clicar em Campanhas > Recadastramento Anual e responder aos formulários. Após o envio das respostas, os documentos serão analisados pela FAPES. Por isso, é importante que todos acompanhem o andamento de seus processos e verifiquem se há pendências por meio do Portal de Serviços, clicando em Campanhas > Consulta Recadastramento. Ali estarão indicados os cadastros validados e os que ainda possuem exigências, que deverão ser resolvidas pelo titular para concluir o processo.

Confira abaixo o vídeo tutorial sobre como realizar o procedimento:


Veja aqui também o passo a passo de como realizar o recadastramento de previdência, algumas perguntas e respostas sobre o tema que podem te auxiliar no processo de preenchimento dos formulários de saúde e outras orientações.

Novidades no Recadastramento FAPES 2022

No recadastramento deste ano, a FAPES eliminou o uso de formulários em papel para os seguintes documentos:

  • Declaração estado civil solteiro filho;
  • Declaração estado civil solteiro enteado;
  • Declaração estado civil solteiro dependente sob guarda judicial;
  • Declaração de coabitação enteado;
  • Declaração de rendimentos para genitor -RN 1676 BNDES.

A novidade, além de facilitar a vida de participantes e beneficiários que precisam realizar o recadastramento, ainda promove a otimização do tempo no processo de validação das informações.

A importância do recadastramento

O recadastramento é fundamental para que os participantes garantam o recebimento dos benefícios (aposentadoria, pensão e auxílio-doença, por exemplo) e a utilização plena do Plano de Assistência e Saúde – PAS. Dentre outras vantagens, o procedimento melhora a qualidade dos dados da FAPES, permitindo cálculos atuariais corretos, impedindo o pagamento de benefícios previdenciários indevidos e prevenindo o uso do plano de saúde fora das regras estabelecidas em seu regulamento. Isso ajuda a proteger o patrimônio da Fundação, evitando gastos irregulares.

Caso o usuário tenha dúvida sobre como efetuar o recadastramento, deve entrar em contato via Fale FAPES, disponível do Portal de Serviços.

Tópicos relacionados

recadastramento Previdência saude

Você também pode se interessar por:

21 de July de 2022

Participantes do FAPES Futuro poderão alterar perfil contributivo e de investimentos a partir de 01/08

Mudanças poderão ser feitas até o dia 31 de agosto de 2022

Ler notícia

15 de July de 2022

Participantes que não concluíram recadastramento devem regularizar situação

Com o fim do prazo, FAPES envia cartas para os não cadastrados sobre a suspensão do benefício e/ou do uso do PAS pelos beneficiários

Ler notícia

30 de June de 2022

Última chance! Prazo para efetuar o Recadastramento 2022 é prorrogado para o dia 8 de julho

Procedimento deve ser feito via Portal de Serviços, a fim de evitar a suspensão de benefícios previdenciários e de saúde. Veja como realizá-lo! 

Ler notícia

13 de May de 2022

Conselho Deliberativo aprova prosseguimento de adequações do PBB à CGPAR nº 25 em duas fases

A primeira envolve a mudança da base de cálculo de futuros benefícios e a segunda a intenção da alteração do índice de reajuste para benefícios atuais e futuros

Ler notícia
ver todas as notícias