14 de March de 2022

Março Lilás: conheça a campanha de prevenção do Câncer de Colo do Útero

Entre em contato com o seu médico do Programa de Saúde da Família e agende uma consulta para se prevenir contra a doença

Além da campanha de prevenção do Câncer de Cólon (saiba mais sobre ele), março é o mês que também traz uma ação dedicada exclusivamente à saúde feminina: o Março Lilás. Ela tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Embora a infecção genital por esse vírus seja muito frequente e não cause a doença na maioria das vezes, em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

A prevenção é a melhor maneira de se evitar a doença. Por isso, entre em contato com seu enfermeiro e médico de Família do Programa Saúde da Família, clicando aqui, e agende já uma consulta!

Tópicos relacionados

saude Saúde da Família PAS

Você também pode se interessar por:

15 de July de 2022

Participantes que não concluíram recadastramento devem regularizar situação

Com o fim do prazo, FAPES envia cartas para os não cadastrados sobre a suspensão do benefício e/ou do uso do PAS pelos beneficiários

Ler notícia

30 de June de 2022

Última chance! Prazo para efetuar o Recadastramento 2022 é prorrogado para o dia 8 de julho

Procedimento deve ser feito via Portal de Serviços, a fim de evitar a suspensão de benefícios previdenciários e de saúde. Veja como realizá-lo! 

Ler notícia

01 de June de 2022

Clientes deverão realizar o recadastramento de previdência e saúde até o dia 30/06

Confira mais informações sobre como realizar o procedimento pelo Portal de Serviços e garantir seus benefícios

Ler notícia

25 de February de 2022

Pesquisa aponta 91% de satisfação com os serviços da FAPES

Foram 372 entrevistados nesta etapa e a terceira fase da pesquisa acontece em 2022

Ler notícia
ver todas as notícias