Acessibilidade: um compromisso de todos
A rota para a inclusão passa pelo conhecimento das medidas que fazem os ambientes mais acessíveis
Todos somos iguais perante a lei. Contra essa afirmação não há argumentos, porém quando o Estado simplesmente não oferece condições de acessibilidade àqueles que precisam, instaura-se uma situação de vulnerabilidade.
Vamos entender um pouco mais sobre acessibilidade?
Definimos acessibilidade como a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, do meio físico, do transporte, da informação e da comunicação, incluindo sistemas e tecnologias.
Em 1980, A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma linguagem, e criou um sistema de classificação de deficiências, assim, segundo a Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID), deficiência é: “qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatômica”.
Algumas compreensões atuais sobre o real significado da condição de deficiente, afinal, não se trata de uma doença, mas sim entendemos a deficiência como uma condição na qual há a falta de estrutura, bens ou de serviços, capazes de garantir o bem-estar do indivíduo. Ou seja, uma de suas classificações agora é feita a partir da falta de recursos disponíveis na comunidade em que o indivíduo está inserido e não na condição em si.
Procuramos sempre prestar um atendimento de excelência a todos os beneficiários. A FAPES vem ampliando os meios de comunicação, desta forma destacamos o telefone (21) 98440-1557 para facilitar a comunicação aos portadores de deficiência auditiva. Visando garantir que todos tenham autonomia para executar tarefas simples do dia a dia.
São muitas e diversas as dimensões da acessibilidade e, embora todas tenham como fim promover a inclusão, elas também têm especificidades.
Portanto, é essencial tornar conhecidas as medidas que fazem os ambientes mais acessíveis, não só no sentido de transformar os lugares em mais transitáveis, mas também os recursos mais possíveis. Respeitando desse modo as limitações de cada indivíduo.
Em caso de dúvidas, conte com o auxílio do seu Enfermeiro de Família via Central de Atendimento FAPES pelo telefone (21) 3820-5454 (digitando, na sequência, as opções 2, 1 e 2).
Por:
Nayana Guimarães
Enfermeira da FAPES
Programa Saúde da Família
Já baixou o aplicativo FAPES Saúde?
O novo app já está disponível para Android ou iOS. Em ambas as lojas de aplicativo, basta fazer o seguinte:
1. Acesse a Play Store ou a App Store, dependendo do seu smartphone;
2. Busque por “FAPES Saúde”; e
3. Pronto! Será possível baixar o novo aplicativo de Saúde da FAPES.
Saiba como realizar o primeiro acesso:
O acesso é fácil e rápido, digite o seu CPF e clique em “primeiro acesso”.
Em seguida, digite a sua carteirinha do PAS e crie a sua senha.
FAPES Saúde. Você no centro do cuidado.