Para mais informações sobre este documento, por favor envie um e-mail para:
institucional@fapes.com.br
Este Relatório Integrado contém informações sobre a nossa forma de atuação e foi elaborado em conformidade com as Normas GRI para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.
Os nossos mais altos órgãos de governança, o Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva, foram os responsáveis por analisar e aprovar as informações e temas materiais aqui relatados.
As demonstrações contábeis também receberam verificação externa da KPMG e foram aprovadas sem ressalvas.
O leitor encontrará ao longo dos capítulos o indicador GRI correspondente a cada tema e poderá consultar no Sumário GRI a localização dos itens.
Download relatório completoPara mais informações sobre este documento, por favor envie um e-mail para:
institucional@fapes.com.br
Desejamos a você uma ótima leitura!
A FAPES completou seus primeiros 50 anos em 2024. O horizonte com o qual trabalhamos é de uma entidade com foco em prestar serviços de excelência, com segurança e responsabilidade, não apenas hoje, mas no longo prazo. Temos a confiança de que o planejamento estratégico e as ações tomadas posicionam a FAPES em uma trajetória de segurança a longo prazo, em benefício direto de todos os que confiam a nós sua previdência complementar e assistência à saúde.
Saiba maisAo longo de meio século, a FAPES construiu mais do que uma trajetória — construiu um legado. Nasceu para garantir segurança e bem-estar aos colaboradores do Sistema BNDES e seus familiares. E foi além, com compromisso, solidez e humanidade, segue na busca de ser uma referência em previdência e saúde.
A Fundação mantém o olhar sempre atento ao futuro e toma decisões que refletem o compromisso de garantir qualidade de vida hoje e tranquilidade e segurança para o amanhã.
A estrutura de governança da FAPES é baseada em princípios de transparência, conformidade legal, equidade e prestação de contas, de modo que todas as ações contribuam com a segurança dos participantes do plano de previdência e bem-estar dos beneficiários de assistência e saúde.
A Fundação adota as melhores práticas de governança corporativa, com uma gestão paritária entre patrocinadores e participantes, estes últimos com representantes eleitos de forma direta.
Todas as atividades realizadas pela FAPES são orientadas pelo mapa estratégico para o triênio de 2024 a 2026, que tem quatro direcionadores: Resultados, Mercado, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.
A Fundação realiza uma análise contínua e estruturada dos temas cruciais que afetam suas operações: governança e transparência, gestão de riscos, gestão financeira, privacidade de dados e segurança da informação, e combate à corrupção, lavagem de dinheiro e fraude. O compromisso da entidade com a sustentabilidade é abordado em seu sentido mais amplo, principalmente nos aspectos econômico e social.
Apresentamos mais informações sobre como realizamos a nossa Gestão de Riscos, de Previdência, do Passivo Atuarial, de Investimentos, de Despesas Administrativas e de Saúde.
A FAPES valoriza profundamente a importância dos relacionamentos com todos os seus públicos de interesse, com especial atenção aos participantes e beneficiários. A Fundação considera esse vínculo essencial para o fortalecimento contínuo de nossa missão, garantindo uma instituição cada vez mais alinhada e responsiva às necessidades de todos.
Saiba maisConfira a série de vídeos sobre o cinquentenário da Fundação.
A FAPES conta com uma equipe de colaboradores altamente capacitada e engajada, que recebe condições para seu desenvolvimento profissional e pessoal com total equilíbrio. Esse compromisso se reflete diretamente na qualidade dos serviços oferecidos aos participantes e beneficiários de previdência e saúde.
Saiba maisO Relatório Integrado da FAPES utiliza o conjunto de normas e indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) para integrar a sustentabilidade às finanças, bem como aos assuntos operacionais e administrativos.
Saiba maisApresentamos as nossas Demonstrações Contábeis Auditadas e Aprovadas pela Administração, o Resumo do Demonstrativo de Investimentos e nossos Pareceres.
O acordo encerrou litígios administrativos e judiciais sobre valores aportados pelo BNDES no Plano Básico de Benefícios (PBB), trazendo segurança para os participantes. Confira todos os detalhes e divulgações sobre o tema no hotsite exclusivo.
Saiba mais sobre o Acordo PBBBilhões de reais
sob gestão
Participantes distribuídos nos
quatro planos de previdência
Maior entidade no
ranking da Abrapp
Beneficiários de
assistência e saúde
Dados referentes a 31/12/2024
O Relatório Integrado 2024 completo e documentos dos anos
anteriores, também podem ser acessados clicando aqui.