Notícias Institucional
10 de December de 2021

Use a calculadora do FAPES Família para aproveitar ao máximo os descontos no Imposto de Renda

Contribuições podem ser deduzidas em até 12% da renda tributável, veja como usar todo o seu benefício fiscal

Uma das vantagens de um plano de previdência como o FAPES Família é o de permitir o aproveitamento máximo do benefício fiscal através de desconto no Imposto de Renda. A Receita Federal permite deduzir as contribuições feitas a planos de previdência em até 12% do total da renda tributável, para os que optam pela declaração completa. Assim, se você tem uma renda anual de R$ 100 mil, por exemplo, seu imposto será calculado não sobre o total, mas sobre R$ 88 mil (já descontados os 12%). Isso faz com que o imposto a pagar seja menor, podendo até gerar restituição.

Porém, parte das pessoas acaba não utilizando todo o limite a que tem direito ou sequer sabe qual seria o impacto financeiro na sua declaração. Por isso, a FAPES está lançando uma Calculadora de Benefício Fiscal. Basta inserir o valor de sua renda bruta (anual ou mensal) e o total de suas contribuições à previdência (incluindo os valores recolhidos ao PBB, FAPES Futuro, FAPES Família e planos da modalidade PGBL de outras instituições). A Calculadora mostrará o seu desconto no Imposto de Renda e indicará o montante que falta para atingir o máximo de 12%. Se não utilizar o benefício fiscal, você deixa de aproveitar este dinheiro a mais no início do ano.

Clique na imagem abaixo e acesse a calculadora:

                                    

“Como o PBB é um plano de Benefício Definido, não faz sentido fazer aporte adicional porque ele não altera quanto você terá a receber de aposentadoria no futuro. Mas com o FAPES Família é diferente. Por ter contas individuais, a contribuição voluntária é incorporada ao seu saldo no plano. Além de reduzir o valor a ser pago no seu Imposto de Renda”, explica o gerente executivo de Previdência e Atuária da FAPES, Rodrigo Uchôa.

Ele acrescenta que o incentivo fiscal é uma forma legal e vantajosa de adiar o pagamento do Imposto de Renda devido à Receita, que será cobrado somente quando você começar a receber os benefícios do FAPES Família. “É uma oportunidade para quem pode investir o 13º salário ou outro bônus neste fim de ano”, completa Uchôa.

Mesmo para os que não fazem parte do FAPES Família, ainda há tempo. Basta acessar aqui as informações sobre o plano e solicitar sua adesão. Serão consideradas para a declaração relativa a 2021, a ser entregue no início de 2022, todas as contribuições feitas até o dia 29 de dezembro de 2021. Não deixe de usar a Calculadora de Benefício Fiscal para conhecer o quanto tem a ganhar. Nela, você também poderá acessar o Portal de Serviços e solicitar a emissão do seu boleto para o aporte adicional.

Tópicos relacionados

Previdência Imposto de Renda FAPES Família

Você também pode se interessar por:

Notícias Institucional

11 de January de 2022

Adiantamento da 1ª parcela do abono anual (13º) de 2022 ocorrerá em janeiro

Aposentados e pensionistas recebem no dia 19/01 e comprovantes estarão disponíveis a partir do dia 17/01

Ler notícia
Notícias Institucional

05 de January de 2022

Confira o calendário de pagamentos 2022 dos benefícios dos assistidos

Adiantamento da primeira parcela do abono anual (13º salário) está previsto para o dia 19 de janeiro

Ler notícia
Notícias Institucional

03 de January de 2022

Nova área do site consolida informações sobre os benefícios do PBB

Seção apresenta orientações sobre como solicitar Complementação de Aposentadoria, Auxílio-doença, Pensão e Pecúlio por morte

Ler notícia
Notícias Institucional

23 de December de 2021

Veja como funcionará o atendimento da FAPES nos dias 24 e 31/12

Demandas não urgentes devem ser tratadas pelo Fale FAPES via Portal de Serviço

Ler notícia
ver todas as notícias