Ativos, autopatrocinados e BPD do Sistema BNDES terão redução nas contribuições ao PBB
Alteração é válida para participantes dos patrocinadores BNDES, BNDESPAR e Finame
Os participantes ativos, autopatrocinados e vinculados em Benefício Proporcional Diferido (BPD) do Plano Básico de Benefícios (PBB), dos patrocinadores BNDES, BNDESPAR e Finame, perceberão no próximo 5º. dia útil do mês de outubro uma pequena redução em suas contribuições básicas ao plano, referentes ao mês de setembro de 2024. A queda é resultado da variação da Unidade de Referência (UR) que, conforme o regulamento do PBB, é reajustada anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Neste ano, a UR passou de R$ 6.968,71 para R$ 7.264,18, o que representa uma variação do 4,24% do índice inflacionário nos últimos 12 meses.
Para apurar a contribuição, a FAPES considera faixas do Salário de Participação em função do valor da UR. Quanto mais elevada a faixa, maior é o percentual de contribuição. Como não foi fechado o Acordo Coletivo de Trabalho, os salários dos empregados do Sistema BNDES mantiveram seus valores. Dessa forma, as contribuições ficaram um pouco menores. Você pode conferir a variação no seu contracheque ou, no caso dos autopatrocinados, nos boletos enviados pela FAPES para o pagamento da contribuição mensal.
O Sistema BNDES continua negociando reajuste salarial com seus empregados. Assim que for aprovado e aplicado este reajuste, as contribuições de ativos e autopatrocinados ao PBB precisarão ser recalculadas pela FAPES e irão refletir o percentual aprovado. Estes valores estarão sempre discriminados no contracheque e boletos com transparência.
Seguimos na missão de promover o bem-estar de hoje e de amanhã dos nossos participantes, oferecendo as melhores experiências em previdência. Continue acompanhando os nossos canais de comunicação e fique por dentro de tudo que acontece na FAPES!