Fri Oct 09 20:10:00 UTC 2020

FAPES realiza programação sobre o Outubro Rosa

Beneficiários poderão esclarecer as suas dúvidas e apoiar a causa 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, vindo atrás somente do câncer de pele não-melanoma. Aqui no país são estimados 66.280 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022. Este valor corresponde a um risco de aproximadamente 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também pode, mais raramente, acometer os homens, representando 1% do total de casos da doença.

Causas: o câncer de mama é provocado pela multiplicação de células anormais da mama, de forma acelerada e desordenada, que provocam a formação de tumores malignos. Há diversos tipos de câncer de mama e a doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. 

Alguns dos fatores de risco: uso prolongado de hormônios (TRH - terapia de reposição hormonal), obesidade, tabagismo e alcoolismo. Também é mais frequente nas mulheres que têm início da menstruação em idade muito jovem e menopausa tardia. 

Principais sintomas: nódulos (geralmente indolores, duros e irregulares), inchaço, pele enrugada como casca de laranja ou com depressões, dor ou inversão, saída de secreção, vermelhidão e descamação do mamilo ou em outras partes da mama e nódulos nas axilas.

Na campanha do Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) promove o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. O objetivo é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, como o câncer de mama. 

O acompanhamento com o mastologista e a realização do exame de mamografia anual nas mulheres a partir dos 40 anos também é igualmente importante para prevenir a doença. Além disso, o diagnóstico precoce é essencial para garantir a detecção do câncer em seu estágio inicial, mesmo antes dele causar sintomas, aumentando assim em mais de 90% as chances de sucesso no tratamento. 

Para esclarecer as dúvidas sobre o tema e compartilhar informações sobre como reduzir os riscos da doença, a FAPES realiza uma programação durante o mês de outubro. Confira abaixo:  

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA FAPES 

- Vouchers com pedidos de mamografia
Assim como na ação realizada em 2019, enviaremos por e-mail um voucher com pedido de mamografia para as beneficiárias a partir de 40 anos de idade.

- Live sobre o tema
Salve no seu calendário! No dia 21/10, a partir das 18h, a FAPES realizará uma live sobre o Outubro Rosa para os beneficiários. As informações completas serão divulgadas em breve aqui em nosso site.

Em caso de dúvidas, entre em contato com sua equipe do Programa Saúde da Família.