10 dicas para acertar ao pedir seu reembolso de despesas de saúde
O que deve constar na nota fiscal? Preciso de autorização prévia? Veja como proceder em cada caso
Os planos de saúde da FAPES contam com uma ampla rede de prestadores, mas também permite o atendimento por profissionais e estabelecimentos de livre escolha, com parte da despesa reembolsada pelo plano. Para tornar esse procedimento mais simples, preparamos algumas dicas para você acertar quando for realizar sua solicitação. Confira abaixo:
1) Quantas notas fiscais ou recibos devo enviar por pedido de reembolso?
Cada solicitação de reembolso deve conter apenas uma nota fiscal ou recibo, com o valor total da despesa médica ou odontológica realizada por profissional ou estabelecimento fora da rede credenciada. Se tiver outras consultas, exames ou procedimentos, será preciso fazer um pedido para cada. Assim você evita o indeferimento e consegue acompanhar a aprovação e prazos de pagamento de cada despesa. Confira tudo sobre autorizações médicas aqui e veja mais aqui sobre autorizações odontológicas.
2) Preciso de autorização prévia?
Consultas com médicos ou dentistas, exames laboratoriais e outros exames simples não exigem autorização prévia. Mas terapias, exames complexos, internações e cirurgias não urgentes, implantes dentários e ortodontia são alguns exemplos de procedimentos que devem ser autorizados pelo plano se o beneficiário deseja reembolso. Geralmente, as autorizações são dadas em no máximo cinco dias úteis, mas há casos que exigem auditoria especializada em prazo maior. Confira tudo sobre autorizações médicas aqui e veja mais aqui sobre autorizações odontológicas.
3) Quanto vou receber de reembolso?
Há uma tabela com os valores máximos por procedimento e no caso do Novo PAS há cobrança de coparticipação. Respeitando o limite desta tabela, o percentual de reembolso varia também conforme a faixa salarial do titular do plano, saiba mais aqui. Em caso de dúvida, solicite uma simulação de reembolso via Fale FAPES pelo Portal de Serviços ou pelo App FAPES.
4) Como pedir reembolso de consultas?
Consultas médicas são aquelas realizadas em ambulatório ou consultório com seu médico de preferência. Basta enviar a nota fiscal ou recibo pelo Portal de Serviços ou App FAPES e acompanhar nestes canais o status do seu pedido.
Terapias são atendimentos por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, acupunturistas e terapeutas ocupacionais que devem, obrigatoriamente, lançados como terapias, para que tenham direito ao reembolso.
5) Como pedir reembolso de terapias?
São consideradas terapias: sessões de fisioterapia, RPG, acupuntura, hidroterapia, fonoaudiologia, psicologia ou terapia ocupacional. Para dar direito ao reembolso, as terapias devem ser autorizadas previamente e serem realizadas por profissional registrado em seu conselho de classe. No momento da solicitação do reembolso, envie a nota fiscal ou recibo juntamente com a autorização pelo Portal de Serviços ou App FAPES e acompanhe nestes canais o status de seu pedido.
6) Como pedir reembolso odontológico?
Para consultas e procedimentos simples, como limpeza anual, basta enviar a nota fiscal ou recibo pelo Portal de Serviços ou App FAPES e acompanhar nestes canais o status de seu pedido. Procedimentos complexos, como implantes, aparelhos e tratamentos de ortodontia e cirurgias, exigem autorização prévia e estão sujeitos a limites de valores, que são renovados anualmente no mês de outubro. O reembolso será feito com o envio das notas fiscais ou recibos juntamente com as autorizações. Saiba tudo sobre a assistência odontológica aqui.
7) Quais documentos devem constar na solicitação de reembolso?
Para cada modalidade de reembolso há alguma documentação obrigatória que deve ser encaminhada para que seu reembolso seja aprovado.
Confira a relação de documentos no Portal de Serviços ou no App FAPES (acessando Biblioteca > Saúde > Beneficiários do PAS ou Beneficiários do Novo PAS > Reembolso).
8) Quando vou receber o reembolso?
A FAPES paga os reembolsos em até três datas a cada mês, conforme o período de entrega da documentação completa. Confira o calendário disponível no Portal de Serviços ou no App FAPES (acessando Biblioteca > Saúde > Beneficiários do PAS ou Beneficiários do Novo PAS > Reembolso) e acompanhe nestes canais o status de seu pedido e a data de pagamento prevista. Mantenha seus dados cadastrais e bancários sempre atualizados.
9) Como saber se meu pedido foi aceito?
No Portal de Serviços ou App FAPES você consulta o status do seu pedido. Se houver pendências, elas estarão indicadas. A FAPES também poderá solicitar documentação complementar e perícias enviando um e-mail para o titular do plano, por isso mantenha seus dados atualizados. Ao completar a documentação, é reiniciado o prazo para a análise e pagamento do reembolso.
10) Por que meu pedido foi indeferido?
Se seu reembolso foi indeferido o motivo estará descrito no status do pedido, disponível no Portal de Serviços ou App FAPES. Isso pode ocorrer na falta de autorização prévia necessária, ou se a documentação estava incompleta ou rasurada, por exemplo. A equipe de atendimento da FAPES estará à disposição para esclarecer os pontos do regulamento do PAS que impediram seu reembolso.