10 dicas para acertar ao pedir seu reembolso de despesas de saúde
O que deve constar na nota fiscal? Preciso de autorização prévia? Veja como proceder em cada caso
O Plano de Assistência e Saúde (PAS) conta com uma ampla rede de profissionais credenciados sem custos para os beneficiários, mas também permite o atendimento por profissionais e estabelecimentos de livre escolha, com parte da despesa reembolsada pelo plano. Para tornar esse procedimento mais simples, preparamos algumas dicas para você acertar quando for realizar suas solicitações. Confira abaixo:
1) Quantas notas fiscais ou recibos devo enviar por pedido de reembolso?
Cada solicitação de reembolso no PAS deve conter apenas uma nota fiscal ou recibo, com o valor total da despesa médica ou odontológica realizada por profissional ou estabelecimento fora da rede credenciada. Se tiver outras consultas, exames ou procedimentos, será preciso fazer um pedido para cada. Assim você evita o indeferimento e consegue acompanhar a aprovação e prazos de pagamento de cada despesa. Confira tudo sobre autorizações médicas aqui e veja mais aqui sobre autorizações odontológicas.
2) Preciso de autorização prévia?
Consultas com médicos ou dentistas e exames laboratoriais e outros exames simples não exigem autorização prévia. Mas terapias, exames complexos, internações e cirurgias não urgentes, implantes dentários e ortodontia são alguns exemplos de procedimentos que devem ser autorizados pelo PAS se o beneficiário deseja reembolso. Geralmente, as autorizações são dadas em no máximo cinco dias úteis, mas há casos que exigem auditoria especializada em prazo maior. Confira tudo sobre autorizações médicas aqui e veja mais aqui sobre autorizações odontológicas.
3) Quanto vou receber de reembolso?
Há uma tabela com os valores máximos por procedimento. Respeitando o limite desta tabela, o percentual de reembolso varia também conforme a faixa salarial do titular do plano, saiba mais aqui. Para facilitar o cálculo, solicite uma simulação de reembolso via Fale FAPES pelo Portal de Serviços ou o App FAPES.
4) Como pedir reembolso de consultas?
Consultas médicas são aquelas realizadas em ambulatório ou consultório com seu médico de preferência. Basta enviar a nota fiscal ou recibo pelo Portal de Serviços ou App FAPES e acompanhar nestes canais o status do seu pedido.
Terapias são atendimentos por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, acupunturistas e terapeutas ocupacionais que devem, obrigatoriamente, lançados como terapias, para que tenham direito ao reembolso.
5) Como pedir reembolso de terapias?
São consideradas terapias: sessões de fisioterapia, RPG, acupuntura, hidroterapia, fonoaudiologia, psicologia ou terapia ocupacional. Para dar direito ao reembolso, as terapias devem ser autorizadas previamente e serem realizadas por profissional registrado em seu conselho de classe. No momento da solicitação do reembolso, envie a nota fiscal ou recibo juntamente com a autorização pelo Portal de Serviços ou App FAPES e acompanhe nestes canais o status de seu pedido.
6) Como pedir reembolso odontológico?
Para consultas e procedimentos simples, como limpeza anual, basta enviar a nota fiscal ou recibo pelo Portal de Serviços ou App FAPES e acompanhar nestes canais o status de seu pedido. Procedimentos complexos, como implantes, aparelhos e tratamentos de ortodontia e cirurgias, exigem autorização prévia e estão sujeitos a limites de valores, que são renovados anualmente no mês de outubro. O reembolso será feito com o envio das notas fiscais ou recibos juntamente com as autorizações. Saiba tudo sobre a assistência odontológica aqui.
7) O que deve constar na nota fiscal?
Recibos devem estar em papel timbrado ou carimbado e terem sido emitidos há, no máximo, 12 meses. Eles não podem ter rasuras e devem conter todas as informações a seguir:
• nome completo do prestador, com CPF ou CNPJ;
• endereço completo (com CEP);
• telefone do profissional;
• especialidade;
• assinatura com carimbo e número do conselho de classe do profissional;
• nome do paciente e de quem efetuou o pagamento;
• data do atendimento (ou de todas as sessões do tratamento);
• valor cobrado (numérico e por extenso);
• descrição do atendimento (detalhada por procedimento, com valores separados por serviço. Em caso de odontologia, deve conter o número dos dentes, nome das faces e, se for o caso, região tratada).
8) Quando vou receber o reembolso?
A FAPES paga os reembolsos em até três datas a cada mês, conforme o período de entrega da documentação completa. Confira o calendário disponível no Portal de Serviços e no App FAPES (acessando Biblioteca > Saúde > Beneficiários do Plano > Reembolso) e acompanhe nestes canais o status de seu pedido e a data de pagamento prevista. Mantenha seus dados cadastrais e bancários sempre atualizados.
9) Como saber se meu pedido foi aceito?
No Portal de Serviços ou App FAPES você consulta o status do seu pedido. Se houver pendências, elas estarão indicadas. A FAPES também poderá solicitar documentação
complementar e perícias enviando um e-mail para o titular do plano, por isso mantenha seus dados atualizados. Ao completar a documentação, é reiniciado o prazo para a análise e pagamento do reembolso.
10) Por que meu pedido foi indeferido?
Se seu reembolso foi indeferido o motivo estará descrito no status do pedido, disponível no Portal de Serviços ou App FAPES. Isso pode ocorrer na falta de autorização prévia necessária, ou se a documentação estava incompleta ou rasurada, por exemplo. A equipe de atendimento da FAPES estará à disposição para esclarecer os pontos do regulamento do PAS que impediram seu reembolso.